Ainda estou aprendendo n8n e tenho um pequeno projeto.
Quero monitorar uma página de agendamento governamental (similar a uma página de agendamento de NBI) e receber notificações apenas quando algo importante muda, como novos horários disponíveis ou uma atualização de status.
Não quero fazer scraping agressivo ou quebrar nenhuma regra do site. Só preciso verificar a cada alguns minutos e enviar uma notificação por Telegram ou email se houver uma mudança real.
Qual é a melhor abordagem em n8n para isso? HTTP Request + HTML Extract + comparar com resultado anterior? Ou existe um workflow melhor?
Gostaria de ouvir como outros fazem esse tipo de monitoramento sem ser rate-limited.
Oi @jozerizzel Bem-vindo!
Aponte a Solicitação HTTP para o endpoint JSON que o próprio calendário de reservas chama, em vez do HTML renderizado. Depois armazene a resposta ETag nos dados estáticos do workflow e devolva-a como If-None-Match na próxima consulta. As consultas inalteradas retornam 304 sem corpo, então ative Incluir Cabeçalhos de Resposta e Status para ler a ETag, e Nunca Errar para que um 304 não falhe a execução.
Os dados estáticos só são salvos em uma execução de workflow publicado acionada por seu gatilho, então cada execução de teste manual parecerá como a primeira consulta.
Obrigado pela explicação detalhada, realmente aprecio.
Não tinha pensado em usar o endpoint JSON com ETag e If-None-Match. Isso soa muito melhor do que comparar todo o HTML a cada vez.
Também obrigado por explicar o comportamento dos dados estáticos. Eu estava confundido porque todo teste manual parecia uma primeira execução, agora sei o porquê.
Vou atualizar meu workflow e testá-lo em um trigger publicado. Espero que isso reduza solicitações desnecessárias e evite ser bloqueado.
Obrigado, esse fluxo de trabalho parece muito mais fácil de entender.