Quando uso o AI Agent com o modelo de chat deepSeek, ocasionalmente encontro o erro “The reasoning_content in the thinking mode must be passed back to the API.”
Porém, quando tento com OpenAI, não tenho esse problema. Como devo corrigir isso?
Quando uso o AI Agent com o modelo de chat deepSeek, ocasionalmente encontro o erro “The reasoning_content in the thinking mode must be passed back to the API.”
Porém, quando tento com OpenAI, não tenho esse problema. Como devo corrigir isso?
Oi @Asha_Naon
Este é um problema conhecido, e o time do n8n já o adicionou ao seu backlog para ser corrigido em uma atualização futura.
Enquanto isso, você pode contornar o problema usando o seguinte nó da comunidade e desativando o Thinking Mode lá, já que o erro é causado pelo Thinking Mode e por como reasoning_content é tratado.
Nó da comunidade:
n8n-nodes-deepseek-v4 (instale via Community Nodes no n8n)
Link: n8n-nodes-deepseek-v4 - npm
Observe: você só pode instalar este nó em instâncias do n8n auto-hospedadas, já que nós da comunidade não verificados não estão disponíveis no n8n Cloud.
obrigado @nguyenthieutoan, funcionou!!
Oi Asha, como você conseguiu corrigir?
Quando tentei usar o node da comunidade, minha chave de API parou de funcionar e quando tento a integração oficial do Deepseek, ele lança o mesmo erro que ocorreu para você.
@Adam_Luka @calmlion1981 O nó da comunidade usa seu próprio tipo de credencial chamado “DeepSeek API” - é separado da credencial DeepSeek integrada. Depois de instalar n8n-nodes-deepseek-v4, vá para Settings > Credentials > New, procure por “DeepSeek API” (a do nó da comunidade) e cole sua chave API lá. Em seguida, no nó, clique no menu suspenso de credenciais e selecione essa nova credencial. A chave em si de platform.deepseek.com funciona bem - só precisa ser adicionada sob o tipo de credencial correto.
@nguyenthieutoan @Adam_Luka @calmlion1981
Funciona sim, mas estou sentindo que não é muito confiável ou estável, especialmente porque o autor não usa inglês. Analisei nós da comunidade similares e parece que todos vêm do mesmo autor mas sob múltiplas contas, o que me deixa ainda mais relutante, apesar de ter resolvido de fato o problema de raciocínio de conteúdo. Parece que ainda devemos aguardar o próximo movimento do time n8n sobre esse assunto.
Concordo totalmente, é apenas uma solução temporária. Eu mesmo estou muito preocupado com essa questão, especialmente porque a DeepSeek lançou modelos novos poderosos que valem a pena experimentar. O fato de não poder ser usado para AI Agents é realmente um erro que não deveria existir.
@Asha_Naon @Adam_Luka @calmlion1981 muito obrigado por compartilharem seus pensamentos sobre isso, entendo completamente as preocupações em relação à confiabilidade de longo prazo dos nós da comunidade e à autoria pouco clara.
Como também estou dependendo bastante do DeepSeek para AI Agents em produção, fui em frente e criei e publiquei um novo nó da comunidade que se concentra em ser estável, transparente e bem documentado para esse caso de uso específico (DeepSeek Chat Model com AI Agent + ferramentas, sem problemas de reasoning_content).
O nó é:
Pacote: n8n-nodes-deepseek-chat-model
npm: n8n-nodes-deepseek-chat-model – DeepSeek Chat Model (Corrected)
Escopo: apenas n8n auto‑hospedado (nó da comunidade, não está na Cloud)
Pontos principais:
Expõe um sub‑nó DeepSeek Chat Model (Corrected) que foi projetado para funcionar de forma confiável com o nó AI Agent e Tool Calling.
Evita toda a classe de erros de reasoning_content executando o DeepSeek em uma configuração segura para fluxos de ferramentas multi‑turnos, assim você não enfrenta erros 400 nas turnos subsequentes.
A implementação é publicada no npm sob minha verdadeira identidade (sou um Criador Verificado n8n), e planejamos mantê‑la ativamente conforme o DeepSeek e o n8n evoluem.
Como usar em auto‑hospedagem:
Vá para Settings → Community Nodes
Clique em Install, cole: n8n-nodes-deepseek-chat-model, e instale
Reinicie seu container n8n para que o nó seja carregado em toda a instância (especialmente no modo queue)
No seu workflow, configure o Chat Model do AI Agent para DeepSeek Chat Model (Corrected)
Desative Thinking Mode nesse nó
Mantenha suas ferramentas como de costume e execute seu agente
Dessa forma, você consegue uma integração DeepSeek mais previsível e amigável para produção enquanto todos nós esperamos por uma história oficial e totalmente suportada do DeepSeek AI Agent da equipe principal do n8n.
Se algum de vocês testar esse nó e se deparar com casos extremos (tool calls paralelas, backends de memória, etc.), fiquem à vontade para me chamar aqui e ficarei feliz em iterar sobre isso.
Caramba, essa coisa funciona melhor que todos os nós DeepSeek que já tentei. Acho que não preciso mais ficar esperando a n8n consertar bugs, isso é tudo que preciso, zero erros.