Oi a todos,
Estou rodando n8n v2.19.5 auto-hospedado em uma VPS usando Docker Compose. Estou tentando construir um fluxo de trabalho de geração de leads pronto para produção e me deparei com algo confuso sobre variáveis de ambiente dentro de parâmetros de nó.
Problema
Quando tento referenciar uma variável de ambiente dentro do nó Airtable (Base → By ID), assim:
Code
{{$env.AIRTABLE_BASE_ID}}
…recebo este erro diretamente na interface:
Code
[ERROR: access to env vars denied]
Se eu remover os colchetes de expressão e apenas digitar texto simples, o erro desaparece.
Se eu codificar manualmente o ID da Base, nenhum erro.
Se eu usar $env.AIRTABLE_BASE_ID dentro de um nó Function, funciona perfeitamente.
Então parece que as variáveis de ambiente estão disponíveis no runtime, mas bloqueadas em expressões da UI.
Contexto
-
n8n auto-hospedado 2.19.5
-
Implantação Docker Compose
-
Variáveis de ambiente definidas em
docker-compose.yml -
Credencial de Token de Acesso Pessoal do Airtable funciona
-
O dropdown “From List” gera 403 (esperado devido aos escopos do Airtable)
-
O único bloqueio é o acesso a variáveis de ambiente dentro de parâmetros de nó
Perguntas
-
Este é o comportamento esperado para a versão gratuita auto-hospedada do n8n 2.x?
-
As variáveis de ambiente são intencionalmente bloqueadas em expressões da UI a menos que se use n8n Pro?
-
Qual é a solução recomendada para usuários auto-hospedados que desejam fluxos de trabalho reutilizáveis (por exemplo, armazenar o ID da Base em credenciais)?
-
Existe alguma documentação oficial explicando essa restrição?
Objetivo
Quero construir fluxos de trabalho reutilizáveis sem codificar manualmente os IDs das Bases, mas estou tentando entender se essa limitação é por design ou se configurei algo incorretamente.
Obrigado antecipadamente a qualquer um que possa esclarecer como as variáveis de ambiente devem funcionar em parâmetros de nó no 2.x auto-hospedado
Informações sobre sua configuração de n8n
- Versão do n8n: v2.19.5
- Banco de dados (padrão: SQLite):
- Configuração EXECUTIONS_PROCESS do n8n (padrão: own, main):
- Rodando n8n via (Docker, npm, n8n cloud, aplicativo desktop): Docker Compose
- Sistema operacional: Ubuntu