Olá pessoal,
Instalei o Add-on do n8n no Home Assistant e o acesso inicial funcionou perfeitamente. Porém, ao montar um fluxo simples usando o nó Chat Trigger conectado a um AI Agent (com o Google Gemini Chat Model), me deparo com o seguinte erro na interface do chat após enviar uma mensagem: “Error: Failed to receive response”.
Já realizei alguns testes de isolamento para tentar debugar:
-
A credencial da API do Gemini está validada e conectada.
-
Se eu troco o gatilho para o manual (When clicking ‘Execute workflow’) e passo o prompt direto no nó, o fluxo roda com sucesso e o modelo processa a resposta.
-
O problema acontece apenas quando o input vem do Chat Trigger. A execução parece pausar/morrer no gatilho. O nó do agente não acusa falha (não fica vermelho) e nenhum log de erro é gerado no console.
Já testei remover o nó de memória para evitar estouro de RAM no container, mas o comportamento de timeout na janela de chat persiste.
Oi @Ricardo_Mendonca Bem-vindo!
Você já tentou definir manualmente a saída do gatilho de chat no agente de IA? Assim:
Acho que isso deve funcionar, me avise como fica.
Oi @Ricardo_Mendonca
O problema não é que sua IA ou seu workflow esteja quebrado—é que o “intermediário” (a camada de rede do Home Assistant) está ficando impaciente. Quando você envia uma mensagem, a IA leva alguns segundos para pensar e gerar uma resposta. Durante esse silêncio, o Home Assistant acha que a conexão travou e a corta para economizar recursos, o que resulta no erro “Failed to receive response”.
Para corrigir isso, você precisa mudar a forma como o n8n envia a resposta. Em vez de deixar o Chat Trigger lidar com a resposta automaticamente, mude as configurações do trigger para “Use response nodes” e adicione um nó “Respond to Chat” no final do seu workflow. Isso muda o método de comunicação e normalmente impede que o Home Assistant desconecte a conexão prematuramente.
Se isso não funcionar, o problema provavelmente é um erro de configuração relacionado ao seu endereço web. O n8n pode estar tentando enviar a resposta para um endereço interno que o navegador não consegue acessar. Você pode corrigir isso garantindo que a “Webhook URL” nas configurações do seu add-on esteja definida para seu endereço completo do Home Assistant externo.
oi @Ricardo_Mendonca , bem vindo à comunidade n8n!
Eu verificaria primeiro se a execução é criada quando a mensagem é enviada e se o Agent produz uma saída normalmente. Se a execução terminar com sucesso, abra o console do navegador (F12) e verifique possíveis erros de websocket/SSE. Também seria útil saber a versão exata do Add-on do n8n e do Home Assistant, pois isso ajudaria a determinar se o problema está na camada de chat UI ou na integração via Ingress.
Ei, eu enfrentei exatamente o mesmo problema (auto-hospedado via Docker Compose, não o complemento HA, mas os mesmos sintomas: o gatilho manual funciona bem, o gatilho de chat apenas trava com “Falha ao receber resposta”, nenhuma execução registrada, o nó do agente nunca fica vermelho).
No meu caso, o problema era como eu tinha N8N_HOST configurado no meu docker-compose.yml. Eu tinha configurado para 0.0.0.0 (necessário para o container escutar em todas as interfaces), mas o n8n estava aparentemente também usando esse mesmo valor para construir a URL que envia de volta para o navegador para o endpoint de chat/webhook. Então o frontend estava literalmente tentando buscar http://0.0.0.0:5678/``…, o que o navegador corretamente recusa (ERR_ADDRESS_INVALID). Você pode realmente ver isso em DevTools > aba Network se filtrar por requisições falhadas ao enviar uma mensagem de chat.
A solução foi adicionar duas variáveis de ambiente explícitas:
N8N_EDITOR_BASE_URL=http://localhost:5678
WEBHOOK_URL=http://localhost:5678/
(substitua localhost:5678 pelo seu endereço/porta realmente acessível)
Depois de reiniciar a stack, o gatilho de chat funcionou imediatamente.
Pode valer a pena verificar a configuração do seu complemento HA em busca de algo similar - se estiver vinculado a 0.0.0.0 ou a um nome de host interno do container sem uma URL pública separada definida, você teria o mesmo problema. Vale a pena verificar a aba Network do seu navegador primeiro para confirmar que é realmente a mesma causa raiz antes de mudar qualquer coisa.
Obrigado, pessoa gentil! Isso funcionou perfeitamente, passei uma boa meia hora tentando tudo que consegui pensar, mas foi a única coisa que funcionou!
Deu super certo adicionando N8N_EDITOR_BASE_URL
Agradeço imensamente sua ajuda.