Feedback necessário: padrão de fluxo de trabalho de acompanhamento de leads em rascunho para pequenas empresas de serviços

Oi comunidade n8n — Estou testando um pequeno padrão de workflow beta para pequenos negócios de serviço: lead de entrada → classificação/normalização n8n → linha de CRM Google Sheets → rascunho de resposta com IA → data de acompanhamento, com revisão humana antes de qualquer coisa ser enviada.

Estou buscando críticas de usuários n8n antes de promover isso de forma mais ampla:

1. Rascunho apenas é o padrão de segurança certo para acompanhamento de leads de PME?

2. Google Sheets é suficiente para um CRM/armazenamento v0.2, ou seria esperado Airtable/HubSpot?

3. Qual etapa de importação/configuração geralmente quebra para compradores menos técnicos?

4. Há alguma convenção de estrutura de workflow n8n ou documentação que eu deveria melhorar?

Divulgação: isso se destina a se tornar/continuar como um kit beta pago, não um serviço n8n gerenciado. Estou mantendo deliberadamente este post focado em feedback e não vinculando o produto a menos que seja útil/permitido.

Oi, @DraftRail, bem-vindo à nossa comunidade!
Recomendo:

2 curtidas

Obrigado Haian — agradeço as dicas. Vou usar essas como base para estruturar/documentação.

A parte que estou tentando refinar é menos “o que a automação de CRM pode fazer?” e mais “o que um pequeno empresário não-técnico deveria ver primeiro para que importação/setup pareça seguro?”

Se você tiver uma opinião forte: um fluxo de demo sem credenciais + modelo do Google Sheets seria suficiente antes de tentar, ou você esperaria screenshots/walkthrough em vídeo primeiro?

1 curtida

Para um comprador não técnico, eu começaria com um fluxo de demo sem credenciais + modelo do Google Sheets. Isso parece uma primeira tentativa segura e mantém a configuração leve.

Dito isso, acho que um breve passo a passo com screenshots ou um vídeo muito curto ajudaria ainda mais, porque torna o caminho de importação/configuração menos arriscado para pessoas que ainda não estão acostumadas com n8n.

Então meu ponto de vista é:
(demo + template é uma boa base)
(screenshots - vídeo são a camada extra que torna a oferta muito mais fácil de confiar).

Fico feliz em compartilhar mais ideias se for útil.

1 curtida

Obrigado — isso é útil e praticamente confirma a direção em que eu estava inclinado. Aprimorei o caminho de primeira execução em torno de “copiar a Planilha → executar a demonstração sem credenciais → inspecionar a linha/rascunho/data de acompanhamento → depois conectar credenciais.”

Também concordo com screenshots/vídeo como camada de confiança. A próxima coisa que vou polir é um passo a passo muito curto que mostra o resultado antes de mostrar qualquer configuração de credencial.

1 curtida