Estamos usando o nó Google Vertex Chat Model no n8n e tentando usar o modelo recém-lançado pela Google gemini-3.1-flash-lite (GA no Vertex AI a partir de 7 de maio de 2026).
Ao inserir gemini-3.1-flash-lite como nome do modelo, recebemos o erro: “No model found called ‘gemini-3.1-flash-lite’”
Nossa configuração:
Credencial: Google Service Account (conexão testada com sucesso )
Região: europe-west4
Nome do modelo: gemini-3.1-flash-lite
Nota: gemini-2.5-flash funciona perfeitamente com a mesma credencial e região, portanto o problema é especificamente com o nome do modelo 3.1 Flash-Lite não ser reconhecido pelo nó.
Poderia confirmar:
O gemini-3.1-flash-lite é atualmente suportado no nó Google Vertex Chat Model?
Se não, há um cronograma previsto para adicionar o suporte?
Sim, acho que há um problema relacionado ao dropdown. Você tentou colar esse nome exato no nome do modelo {{ 'gemini-3.1-flash-lite' }}? Como se o endpoint tivesse, então deveria funcionar.
bem vindo à comunidade n8n @lenolo1815
Entendo que a postagem foi sobre a limitação para o gemini mais recente e que consegue usar a outra versão dele. Gostaria de acrescentar que caso seja possível, é possível chamar o 3.1 através do http request, enquanto essa atualização não entra.
@lenolo1815
não encontrei nada sobre o assunto, mas como foi iniciio desse mês e sabendo que existem vários processos para que isso seja habilitado, recomendo aguardar.
isso está afetando demasiadamente o processo como um todo ? Pq a dependencia nesse modelo especifico ?
Porque é o modelo mais confiável para OCR com IA e precisamos hospedar na Europa para estar em conformidade com o RGPD. Podemos esperar, mas não há uma estimativa de quanto tempo algo assim leva?
Olá, há o mesmo problema para gemini-3.5-flash. Acredito que o problema principal é que as localizações eu-west-…, eu-east-… etc… não estão mais disponíveis para os modelos gemini 3, foram substituídas por localizações “eu” ou “na”.
A modificação do nó Google Vertex Chat Model está prevista no roadmap para levar em conta essa mudança?
Não posso falar sobre desenvolvimento, mas a solução de @nguyenthieutoan funcionou perfeitamente para mim. Se você está chegando a este post, parece que o problema para conseguir acessar modelos — via chat — é a região em suas credenciais de conta de serviço.
Vou procurar (ou postar) outras discussões sobre recursos faltantes relativos aos nós do Gemini e o que é possível com modelos executados através do vertex (agora AI Studio?)
Okay, só apontando um problema em potencial para todos que precisam estar em conformidade com a GDPR:
google descontinuará os modelos 2.5 por volta de outubro de 2026 (veja aqui)
os novos modelos 3.5 NÃO são suportados em regiões individuais da EU (por exemplo, “europe-west4”) (veja aqui)
google introduziu um novo endpoint de região da EU chamado “eu” (veja aqui)
os novos modelos 3.5 SÃO suportados nessa região da EU
MAS esse novo endpoint de região da EU requer um formato de URL de endpoint do SDK diferente (veja aqui), então não é compatível com os nós atuais do n8n
Então SIM, há uma certa pressão de tempo nesse sentido, já que caso contrário todas as configurações do n8n que precisam estar em conformidade com a GDPR falharão em outubro sem nenhuma maneira de corrigir isso.
Conforme descoberto por desenvolvedores que rastreavam esse bug específico na comunidade n8n, a solução mais rápida é alternar a região na configuração do seu nó/credencial do Google Vertex.
Altered sua região de europe-west4 para us-central1.
Os endpoints da API de produção gemini-3.1 flash lite são mais estáveis e universalmente mapeados nas regiões US primárias. Suas credenciais da conta de serviço continuarão autenticando perfeitamente bem, independentemente da mudança de região.
Possuo o N8N na ultima atualização, e o nó de Vertex IA não aceita o motor 3.5 flash e nem o 3.1 pro usando a regiao padrão usa-1. Se eu mudar para região global, aceita apenas o 3.5 Flash. O open webui puxa todos, o N8N aceita no nós apenas as versões 2.5. O que pode ser? Me parece ser falha de atualização do N8N e não da Google, visto que os motores foram lançados há mais de 30 dias.