Olá a todos,
Encontrei um problema em um workflow que foi configurado e funcionando perfeitamente há bastante tempo.
O Problema:
O problema ocorre especificamente no nó Gemini “Analyze an Image”. O nó fica preso em “carregando” por muito tempo e eventualmente não retorna nada (timeout).
Esse comportamento persistiu continuamente por cerca de 2 horas, durante as quais nenhuma imagem pôde ser processada. Após 2 horas, o workflow começou a funcionar normalmente novamente sem nenhuma alteração da minha parte.
Gostaria de entender o que poderia causar esse “travamento” temporário do nó Gemini e como preveni-lo ou tratá-lo adequadamente no futuro para que não quebre a automação.
Minha configuração:
Alguma sugestão sobre por que o nó Gemini pode travar no processamento de imagens dessa forma? Obrigado antecipadamente pela ajuda!
bem vindo à comunidade n8n @Product
isso está com cara de intermitência de serviço.
esse problema foi pontual ou é recorrente ?
A documentação do Gemini trata falhas e timeouts como problemas que podem ocorrer tanto no backend da API quanto no cliente/SDK, eu adicionaria retry/backoff e tratamento de erro para reprocessar a imagem quando houver timeout, além de verificar tamanho da imagem, quota/rate limit e status da API Gemini quando o problema acontecer.
Obrigado! O problema é recorrente. Já tenho uma lógica de retry implementada — 3 tentativas com um intervalo de 5 segundos entre cada uma — mas o problema persiste. Estou em um plano de API pago e não estou excedendo nenhum limite de taxa ou cota. Isso pode estar relacionado a manutenção programada do Gemini? Existe uma maneira de verificar as janelas de manutenção futuras antecipadamente para que possamos planejar em torno delas?
@Product tem que ver com eles sobre manutenções.
normalmente o acompanhamento é feito pelos status dashboards e incident reports do Google Cloud/AI quando instabilidades acontecem.
Além disso, qual modelo Gemini é o melhor em termos de estabilidade e raramente apresentar problemas (para reconhecimento de fotos)? Atualmente estou usando ‘gemini-flash-latest’