Oi pessoal,
Estou desenvolvendo um assistente de email com IA auto-hospedado usando n8n para pequenas empresas e estou me preparando para a verificação do Google OAuth.
O fluxo de trabalho:
- Lê mensagens não lidas do Gmail
- Filtra emails automatizados
- Envia o conteúdo para Claude
- Cria rascunhos no Gmail
- Marca a mensagem como lida apenas após o processamento bem-sucedido
- Envia um resumo da execução
O aplicativo nunca deleta emails permanentemente.
O que descobri
Após investigar, descobri que a credencial nativa Gmail OAuth2 API tem seus escopos codificados.
Sempre solicita:
- gmail.labels
- gmail.addons.current.action.compose
- gmail.addons.current.message.action
- mail.google.com
- gmail.modify
- gmail.compose
A propriedade Scope fica oculta, portanto não há como personalizá-la pela interface.
Também encontrei discussões na comunidade mostrando que simplesmente restringir escopos no Google Cloud causa falha na autorização OAuth com HTTP 403 porque a credencial do Gmail ainda solicita a lista de escopos codificados completa.
Também há uma solicitação de recurso aberta pedindo que o nó do Gmail suporte a credencial genérica do Google OAuth em vez da credencial fixa do Gmail.
Minha pergunta
Alguém aqui já completou a verificação OAuth do Google mantendo o nó nativo do Gmail?
Se sim:
- O Google aceitou os escopos padrão codificados?
- Você teve que justificar
mail.google.com? - O Google solicitou alguma mudança?
Ou você acabou substituindo os nós do Gmail por nós HTTP Request usando uma credencial genérica do Google OAuth2 e a API REST do Gmail?
Não estou procurando por conselhos teóricos — realmente gostaria de feedback de alguém que completou com sucesso o processo de verificação do Google com um aplicativo n8n em produção.
Obrigado!
Compartilhe seu fluxo de trabalho
(Selecione os nós na sua tela e use os atalhos de teclado CMD+C/CTRL+C e CMD+V/CTRL+V para copiar e colar o fluxo de trabalho.)
Compartilhe a saída retornada pelo último nó
Informações sobre sua configuração n8n
- Versão do n8n: “localhost”
- Banco de dados (padrão: SQLite):
- Configuração EXECUTIONS_PROCESS do n8n (padrão: own, main):
- Executando n8n via (Docker, npm, n8n cloud, aplicativo desktop): DOCKER
- Sistema operacional: