Descreva o problema/erro/pergunta
Recebo uma notificação de erro ao tentar configurar meu Google OAuth2 Client ID. Fiz isso com sucesso no passado e sempre funcionou. Com essa nova conta do Gmail que tenho, sempre recebo o erro:
Informações sobre a configuração do n8n
- Versão do n8n: auto-hospedado via Hostinger
Oi @Benjamin2
O erro que você está vendo (“The attempted action failed, please try again”) na verdade está vindo do Google Cloud Console, não do n8n. É uma mensagem genérica indicando que o sistema do Google encontrou um problema ao tentar salvar suas configurações de cliente OAuth. Isso geralmente acontece por causa de um conflito no seu navegador, em vez de um erro na sua configuração do n8n.
A causa mais comum é estar logado em múltiplas contas do Google na mesma sessão do navegador, o que frequentemente confunde o Google Cloud Console. Para corrigir isso, a solução mais rápida é abrir uma janela Incógnita ou Privada e fazer login apenas na conta específica do Google que você está usando para essa configuração. Se isso não funcionar, tente desabilitar extensões do navegador (como bloqueadores de anúncios) ou limpar o cache e cookies do seu navegador.
Finalmente, verifique novamente se você selecionou “Web application” como o tipo de aplicação. Ao colar sua Redirect URI do n8n, certifique-se de que não há espaços acidentais no início ou final do link. Como você está hospedando automaticamente via Hostinger, também verifique se a variável de ambiente WEBHOOK_URL do n8n está corretamente configurada e inclui o prefixo https://, pois a falta do protocolo pode fazer o Google rejeitar a solicitação.
Obrigado demais @kjooleng pelas dicas. Tentei tudo que você falou
- Modo anônimo
- desativei o bloqueador de anúncios
- navegador diferente (Brave)
mas ainda recebo a mesma notificação de erro.
Como as alterações do navegador não resolveram, eu pararia de tratar isso como um problema do n8n por enquanto e testaria o próprio projeto do Google. Se a mesma conta do Google ou projeto não conseguir criar nenhum cliente OAuth, o problema provavelmente está no lado do Google em vez de estar no n8n. Você pode confirmar se este é um projeto totalmente novo ou um que foi reutilizado de uma configuração antiga?
@OMGItsDerek muito obrigado pela resposta.. é um projeto completamente novo. Na verdade, estou tentando configurar isso para uma colega que trabalha na mesma organização que eu. Verifiquei novamente:: não tenho problemas quando adiciono outro cliente no meu console do Google. Com ela, sempre recebo a mesma notificação de erro. tem alguma dica de como resolver isso?
Oi @Benjamin2
Com base nas suas novas informações, é possível que tenha acontecido o seguinte
O erro que você está vendo é uma mensagem genérica “de captura geral”, o que significa que o Google sabe que algo está errado, mas não está dizendo exatamente o quê. Como você consegue criar clientes para si mesmo, mas não para a nova conta do seu colega, o problema não é o processo em si, mas provavelmente uma configuração ausente ou uma restrição vinculada àquela conta nova específica.
O culpado mais comum é a „Tela de Consentimento OAuth.
Isso geralmente acontece quando a URL do webhook ou a URL pública do n8n está errada ou não foi configurada corretamente, fazendo com que a URL de redirecionamento do OAuth seja gerada incorretamente.
Isso acontece em contas novas quando a tela de consentimento OAuth não está configurada primeiro. Antes de criar o ID do cliente:
-
Vá para APIs e Serviços > Tela de consentimento OAuth e complete essa configuração
-
Depois vá para APIs e Serviços > Biblioteca e ative a API específica que você precisa (Gmail API, Google Drive, etc.)
-
Depois crie as credenciais
Se você já fez essas etapas, tente em uma janela anônima; o Google Cloud Console às vezes armazena em cache um estado inválido que bloqueia a criação de credenciais.
Vá para as configurações de Tela de Consentimento OAuth no Google Cloud Console. Verifique o Tipo de Usuário. Se estiver definido como Interno, ele rejeitará instantaneamente qualquer pessoa que não tenha exatamente o mesmo domínio de email que você. Mude o Tipo de Usuário para Externo, salve e então tente adicioná-lo.
Me avise se isso funcionar ou se vocês dois têm o mesmo email.
Estou tendo o mesmo problema, estou usando meu callback URL está correto, mas não sei como superar esse problema inútil. Conectei 3 autenticações do Gmail em uma conta, pode ser o motivo do Google me bloquear? Devo hospedar uma nova instância do n8n ou o quê?
Muito obrigado @SE-automations, mas eu já tinha colocado em externa. Recebo o mesmo erro
@Oguzhan_Murat isso também seria minha 3ª conta a conectar. Nunca tive problemas antes, mas com essa tenho. Não tenho certeza se esse é realmente o problema, porém
@Asim_Arman muito obrigado. Eu ativei todas as APIs que eu precisava antes. infelizmente isso não fez diferença. O modo incógnito também não ajudou. que estranho!
Opa, sou super novo nesse assunto todo mas tive exatamente os mesmos problemas na configuração que dava erro aí está minha solução que descobri com IA espero que ajude 
O Google não permite mais a domínio padrão do Hostinger na área de marca como Top-Level Domain. É necessário registrar um domínio próprio lá.
A solução é simples: você usa um domínio próprio, cria uma subdomínio por meio de um registro CNAME (por exemplo, com api. na frente) e insere isso no painel Hostinger através do editor .yaml. Isso remove a domínio Hostinger e tudo funciona perfeitamente.
Como orientação para o resto da integração com o Google, este vídeo ajuda:
Link do vídeo
Aqui está o resumo rápido das etapas:
1. Criar um registro CNAME no provedor de domínio
O site principal não é alterado. Uma subdomínio é criada apenas no seu provedor de domínio:
-
Tipo: CNAME
-
Hostname/Nome: api (ou outra abreviação)
-
Alvo/Valor: O endereço completo do Hostinger com um ponto no final (por exemplo, n8n.srvXXXXX.hstgr.cloud.).
-
Importante: Deixe a opção “Subdomínio?” desativada e não esqueça do ponto no final da URL!
2. Ajuste no painel Hostinger
Para que o n8n use o novo endereço, o projeto Docker no Hostinger é ajustado:
-
No menu VPS, vá para Gerenciador de Docker → Projetos e gerencie o projeto n8n.
-
Na seção Ambiente (Environment) na parte inferior, altere as variáveis:
-
Clique em Salvar e implantar. O Hostinger reinicia o n8n e gera o certificado SSL.
3. Finalizar no Google Cloud Console
-
Tela de consentimento OAuth: Em Domínios autorizados, insira seu domínio principal (por exemplo, seu-dominio.com.br). O Google agora aceita esta Top-Level Domain imediatamente.
-
Credenciais: Na ID do cliente OAuth, em URIs de redirecionamento autorizados, registre a URL de callback do n8n com o novo domínio: https://seu-dominio.com.br
Lamento que não funcionou, talvez este conserto funcione:
No Google Cloud, vá para a aba Tela de consentimento do OAuth. Em Tipo de usuário, se você estiver usando uma conta @gmail.com padrão, deixe-a como Externa, mas procure pela seção Status de publicação. Certifique-se de que está definida como modo Teste (não clique em Publicar app). Por fim, você deve adicionar explicitamente seu novo endereço do Gmail à lista de Usuários de teste logo abaixo. Se seu email não estiver na lista de teste, o Google bloqueará a conexão.
Me avise se isso funcionar.
Bem vindo à comunidade n8n @Benjamin2
Como funciona na sua conta, mas falha na conta da colega, eu verificaria permissões/restrições do Google Workspace ou criaria o OAuth Client no projeto usando uma conta com papel de Owner/Editor. basta copiar a OAuth Redirect URL da credencial Google e colar em Authorized redirect URIs.
caso permaneça com erro, por favor compartilhe seu json sem os dados sensíveis para entender melhor o caso.
Tenho o mesmo problema. Uma credencial do Google Calendar que funcionava até cerca de uma semana atrás, de repente parou de funcionar.
Meu app do Google Cloud Console não aceita mais URLs do Hostinger.
E aí, galera!
Muito obrigado pelas respostas. No final das contas, consegui resolver.
Infelizmente, não consigo dizer com certeza o que exatamente corrigiu o problema. Meu palpite é que havia algo errado com a configuração do projeto do Google Cloud que havia criado.
Não mexi em nada no Hostinger, nas configurações de domínio, ou algo parecido para fazer funcionar. Simplesmente tentei novamente e usei o projeto padrão inicial, “My First Project”, sem renomeá-lo.
De repente, tudo funcionou.
Obrigado novamente pela ajuda!
@albertocv quanto ao problema de URL do Hostinger - o Google começou a aplicar validação de domínio mais rigorosa para origens autorizadas de OAuth. A solução comum: certifique-se de que a entrada de Origens JavaScript autorizadas corresponda exatamente ao seu domínio Hostinger, incluindo o protocolo (por exemplo, https://yourapp.hostinger.com sem barra final), e adicione a URL de callback da sua instância n8n aos URIs de redirecionamento autorizados no formato https://yourapp.hostinger.com/rest/oauth2-credential/callback. Se você estiver em um subdomínio do Hostinger, tente também adicionar o domínio raiz como um domínio autorizado na tela de consentimento OAuth.
Eu verificaria isso como um problema de configuração do Google Cloud OAuth primeiro, não como um problema de fluxo de trabalho do n8n.
O checklist usual é:
1. No Google Cloud Console, confirme que o tipo de cliente OAuth é Aplicação web, não Desktop.
2. Adicione a URL exata de redirecionamento do n8n mostrada na tela de credencial do Google do seu n8n à lista de URIs de redirecionamento autorizados. Deve corresponder caractere por caractere, incluindo http/https e qualquer caminho.
3. Se a tela de consentimento OAuth ainda está em Teste, adicione a conta do Gmail que você está usando em Usuários de teste.
4. Ative as APIs necessárias para a credencial, por exemplo Gmail API ou Google Sheets API dependendo do nó.
5. Após alterar o URI de redirecionamento ou as configurações de consentimento, crie uma conexão de credencial nova no n8n em vez de reutilizar um antigo popup que falhou.
Para n8n auto-hospedado, também verifique se sua URL pública do n8n é estável e se WEBHOOK_URL / N8N_EDITOR_BASE_URL apontam para o mesmo domínio público que você usa no navegador. Uma incompatibilidade lá frequentemente cria a URL de callback errada.
Isso pode ser diagnosticado de forma assíncrona a partir de uma captura de tela editada da URL de callback de credencial do n8n e da lista de URI de redirecionamento OAuth do Google Cloud. Nenhum acesso à conta é necessário.