Me ajudem a configurar Google Sheets no n8n

Descreva o problema/erro/pergunta

Oi a todos,
Estou tentando conectar uma Planilha Google no n8n.
No campo Document do nó Google Sheets, colei o ID da planilha (a parte entre “/d/” e “/edit” na URL do Google Sheets).
No entanto, quando executo o workflow, ele falha com:
“Could not load list”
e o erro completo diz:
“SecretOrPrivateKey must be an asymmetric key when using RS256”
O que poderia estar causando isso?
Estou usando credenciais do Google Sheets no n8n. Há algo de errado com minhas credenciais da Service Account, chave privada ou configuração de autenticação?
Qualquer ajuda seria apreciada.

Por favor, compartilhe seu workflow

(Selecione os nós na sua tela e use os atalhos de teclado CMD+C/CTRL+C e CMD+V/CTRL+V para copiar e colar o workflow.)

Compartilhe a saída retornada pelo último nó

Informações sobre sua configuração n8n

• Versão n8n:
  • Banco de dados (padrão: SQLite):
  • Configuração n8n EXECUTIONS_PROCESS (padrão: own, main):
  • Executando n8n via (Docker, npm, n8n cloud, aplicativo desktop):
  • Sistema operacional:

Oi @Rudra_Bhattacharjee

Esse erro significa que sua chave privada da Conta de Serviço perdeu seus caracteres de quebra de linha quando você a colou no n8n. Os caracteres \n na chave são obrigatórios para um formato PEM válido.

Quando você copia a private_key do seu arquivo JSON da Conta de Serviço do Google, cole-a exatamente como está no campo de credencial do n8n. NÃO remova o \n da chave privada. A chave deve começar com -----BEGIN PRIVATE KEY----- e terminar com -----END PRIVATE KEY----- com caracteres \n entre os segmentos de linha.

Se você já removeu as quebras de linha, baixe uma nova chave JSON fresca do Google Cloud Console e cole o valor de private_key sem modificá-lo.

Também certifique-se de que compartilhou sua Planilha Google com o endereço de email da conta de serviço (o client_email do arquivo JSON), caso contrário, você terá um erro de permissão em seguida.

Me avise se funcionar :crossed_fingers:

Oi @Rudra_Bhattacharjee

O erro que você está vendo não é causado pelo ID da planilha que você colou, mas pelo formato da sua chave privada na seção de credenciais. Basicamente, n8n está tentando usar sua chave para provar quem você é, mas não reconhece o texto como uma chave de segurança válida, então interrompe o processo antes mesmo de tentar abrir sua planilha.

Isso geralmente acontece porque o Google fornece a chave privada em um formato que usa os caracteres \n para representar quebras de linha. Se você colar a chave como uma única string longa, n8n lê esses caracteres \n como texto literal em vez de quebras de linha reais. Para que o sistema de segurança funcione, a chave deve ser um bloco físico de texto com quebras reais entre as linhas.

Para corrigir isso, volte às suas credenciais e procure pelo pequeno ícone de “expandir” ou “janela” no lado direito do campo Chave Privada. Clique nele para abrir o editor de múltiplas linhas e cole sua chave lá. Certifique-se de que parece um bloco de texto arrumado começando com -----BEGIN PRIVATE KEY----- e terminando com -----END PRIVATE KEY-----, sem nenhum caractere \n literal visível.

Quando o teste de conexão ficar verde, há dois últimos passos para garantir que realmente funcione. Primeiro, você deve compartilhar sua Planilha Google com o endereço de e-mail da conta de serviço (aquele que termina em .gserviceaccount.com) da mesma forma que compartilharia com um colega. Segundo, certifique-se de que as APIs do Google Sheets e Google Drive estão ativadas no seu Console do Google Cloud.