Olá,
Estou tendo um problema ao conectar as credenciais n8n ao Brevo. Já criei e copiei uma nova chave de API três vezes, mas ainda recebo um erro dizendo que a conexão não pode ser estabelecida.
Também tentei várias soluções sugeridas, como alterar meu endereço IP e desativar/reativar a chave de API, mas nenhuma delas funcionou.
Poderia me ajudar a identificar a causa desse problema e sugerir uma solução? Eu realmente apreciaria sua assistência.
Obrigado!
Há algumas coisas a verificar aqui:
-
Tipo de chave de API — O Brevo tem dois tipos: a antiga “API Key v2” e as chaves de API mais novas. Certifique-se de que está usando a que sua versão do n8n espera. Nas configurações de credencial, deve ser a de Brevo → Minha Conta → SMTP & API → Chaves de API.
-
“Domínios de Solicitação HTTP Permitidos” — Posso ver esse campo em sua captura de tela. Se sua instância do n8n está rodando em um domínio personalizado, certifique-se de que esse domínio está adicionado lá (ou configure para “Todos”). Uma restrição aqui causaria falha no teste de credencial mesmo com uma chave válida.
-
Teste vs. conexão real — Se você está no n8n Cloud, o IP de saída pode ser diferente do que o Brevo vê. Tente executar o nó (enviar um email de teste) em vez de apenas clicar em “Testar Conexão”.
Você também pode compartilhar qual versão do n8n está usando e se é auto-hospedado ou na nuvem?
eu uso VPS SumoPod para n8n
Algumas coisas que eu verificaria antes de investigar mais a fundo:
• Certifique-se de que você está usando a chave de API v3 do Brevo, não uma chave SMTP.
• Copie a chave de API sem espaços no início ou no final.
• Se você está auto-hospedando o n8n, verifique se o servidor consegue acessar api.brevo.com e se nenhum firewall ou proxy está bloqueando solicitações de saída.
• Se possível, teste a mesma chave de API com uma simples solicitação GET https://api.brevo.com/v3/account no Postman ou cURL. Se isso também falhar, o problema provavelmente está com a chave de API ou com a conta do Brevo, e não com o n8n.
Se você puder compartilhar a mensagem de erro exata ou uma captura de tela do teste de credenciais (com informações sensíveis ocultadas), será muito mais fácil identificar a causa raiz.
Se preferir resolver isso juntos, sinta-se à vontade para agendar uma chamada gratuita: https://calendly.com/dansakisamuel2. Fico feliz em analisar com você.
Oi @Filteran_Teradha_Fis Bem-vindo!
Um 401 que sobrevive a três chaves de API novas e não se move quando você muda o IP aponta para o recurso de segurança Authorized IPs (IPs Autorizados) da Brevo, não para a chave em si. A Brevo bloqueia chamadas de API de qualquer IP que ela não tenha visto antes, e em contas criadas após meados de 2024 está ativado por padrão. Regenerar a chave não pode ajudar porque o bloqueio está no IP, e cada novo IP para o qual você muda também é desconhecido, o que é por isso que nada do que você tentou resolveu.
O IP de saída do seu VPS é o que a Brevo vê, então autorize esse:
- Na Brevo, nome da organização no canto superior direito > Settings (Configurações) > Security (Segurança) > Authorised IPs (IPs Autorizados).
- Adicione o IPv4 de saída do seu VPS SumoPod. Obtenha-o executando
curl https://api.ipify.orgna máquina, ou no painel do SumoPod. - Salve, aguarde cerca de 5 minutos e teste a credencial novamente.
Também verifique a caixa de entrada do proprietário da conta por um email da Brevo “Validate your IP address” (Valide seu endereço IP), clicando no link nele autoriza o IP diretamente.
https://help.brevo.com/hc/en-us/articles/5740111683858-Authorize-and-block-IP-addresses-for-API-security
Também perguntei a algumas outras pessoas sobre esse problema, e elas me disseram que estão enfrentando o mesmo problema. Elas também não conseguem conectar suas credenciais do Brevo, então parece que não é um problema específico da minha conta.
A imagem mostra claramente uma mensagem de “Falha de autorização”, que é um erro clássico do tipo “o servidor me ouviu, mas não gostou do que eu disse”.
Isso significa que sua instância n8n pode conectar aos servidores da Brevo, mas a chave de API que você está fornecendo não está sendo aceita. Dado seu forte background, especialmente com “Autenticação Básica” e “Conexão Segura”, você sabe que isso se resume às credenciais em si.
Vamos dissecar essa nova informação:
A Nova Mensagem de Erro:
Couldn't connect with these settings. Authorization failed - please check your credentials.
Por que isso está acontecendo (e como corrigir):
-
A Chave de API está Incorreta ou Revogada:
- Verifique a fonte novamente: Volte para sua conta Brevo (antigo Sendinblue).
- Navegue até SMTP & API (ou similar, dependendo das mudanças de UI da Brevo).
- Certifique-se de que você está copiando a chave de API correta. A Brevo normalmente tem diferentes tipos, às vezes rotulados como “v2” (legado) e “v3” (recomendado). O nó Brevo do n8n espera a “Chave de API v3”. Isso é crucial e frequentemente a razão desse erro.
- Gere uma nova chave de API v3 se tiver dúvida ou se você estiver reativando as antigas. Copie-a imediatamente.
- Cole sem espaços extras: Ao copiar e colar no campo de Chave de API do n8n, certifique-se de que não há espaços no início ou no final. Até um único caractere invisível pode invalidar a chave.
- Chave Ativa: Confirme que a chave que você está usando está ativa e não foi acidentalmente revogada ou expirada.
- Verifique a fonte novamente: Volte para sua conta Brevo (antigo Sendinblue).
-
Permissões da Chave de API (Menos Comum para Teste de Conexão):
- Embora um teste de conexão geralmente exija apenas acesso básico, algumas chaves de API muito restringidas podem falhar.
- Certifique-se de que a chave de API que você gerou tem permissões completas, ou pelo menos permissões suficientes para acessar os recursos da Brevo que você pretende usar com o n8n (por exemplo, gerenciar contatos, enviar e-mails). A Brevo geralmente permite que você defina permissões granulares ao criar chaves.
-
Especificidades da Instância n8n (Improvável, mas vale a pena notar):
- Se você está executando múltiplas instâncias ou ambientes do n8n, certifique-se de que está inserindo a chave de API na instância de credenciais correta. (Dado seu trabalho com “Deployment & Version Control”, você provavelmente já está ciente disso, mas é uma negligência comum).
Correção Passo-a-Passo:
-
Faça login em sua conta Brevo.
-
Navegue até SMTP & API.
-
Localize ou gere uma nova Chave de API v3. Isso é fundamental. A própria captura de tela tem uma dica abaixo do campo de chave de API sobre a Brevo ter chaves de API v2 e mais novas.
-
Copie cuidadosamente a inteira Chave de API v3 para sua área de transferência.
-
Volte para a configuração de credencial Brevo do seu n8n.
-
Delete a chave de API existente (mascarada) no campo
API Key.
-
Cole a Chave de API v3 recém-copiada no campo. Certifique-se de que nenhum espaço extra foi colado.
-
Clique em “Retry” ou “Save” (se disponível) para testar a conexão.
Este erro de “Falha de autorização” é quase exclusivamente devido à chave em si estar incorreta ou ser do tipo errado. Foque em obter essa Chave de API v3 da Brevo perfeita!
Tentar corrigir um erro de “Falha de autorização” com a chave de API errada é como tentar usar um nó
Switch
sem uma expressão válida: simplesmente não vai rotear para lugar nenhum útil.
Obrigado por nos informar sobre isso. Criamos CV-19 como o ticket interno de desenvolvimento para investigar.
Opa! Isso parece um problema clássico de autenticação por chave de API. Você pode tentar estes passos rápidos para resolver:
-
Regenerar Chave de API: Acesse o painel da sua conta Brevo, delete a chave de API antiga e gere uma nova chave API v3 para garantir que não tenha expirado ou sido corrompida.
-
Verifique Espaços Extras: Ao copiar e colar a chave de API no n8n, certifique-se de que não há espaços acidentais no início ou final.
-
Verifique a Versão da Chave: Certifique-se de que está usando a chave API v3, já que versões mais antigas foram descontinuadas.
Me avise se isso ajudar a resolver o erro de autorização!
Obrigado a todos pela resposta e pela ajuda
Você conseguiu fazer funcionar no final?