Impossível publicar meu formulário de gestão de incidentes após criação e solicitação de informações

Olá,

Não consigo publicar um formulário de gerenciamento de incidentes após criá-lo. Quero disponibilizá-lo aos meus colegas. E estou procurando como maximizar o uso da ferramenta N8N para desempenhar o papel de Gerente de Suporte para gerenciar incidentes de clientes, criar workflows, percursos otimizados e realizar testes automatizados. Vocês têm tutoriais ou algum conteúdo em português para isso? Obrigado antecipadamente.

Olá @jacewe

Para poder ajudá-lo bem, eu precisaria esclarecer dois pontos diferentes que você mencionou.

1. Publicação do seu formulário de gerenciamento de incidentes
    Por enquanto, ainda não vemos como você criou e compartilhou este formulário (form node, webhook, outra ferramenta externa). Você poderia compartilhar uma captura de tela do seu workflow e esclarecer:
  • como seus colaboradores devem acessar o formulário (link público, intranet, aplicação interna)

• a mensagem de erro exata ou o comportamento que você observa quando tenta “publicar”

Com esses elementos, poderemos propor uma abordagem concreta (por exemplo: Webhook + Respond to Webhook + envio de email, ou integração com uma ferramenta de formulário existente).

1. Usar n8n como Responsável de Suporte / gerenciamento de incidentes
    n8n é muito adequado para estruturar um papel de Responsável de Suporte em torno de incidentes de clientes. Por exemplo, você pode:
  • criar um workflow que receba incidentes (formulário, email, Slack, etc.) e abra automaticamente um ticket (Jira, Linear, ClickUp…)

• notificar sua equipe de suporte (Slack, Teams, email) com um resumo e a prioridade

• usar um modelo de IA no n8n para gerar automaticamente o título, a descrição e uma primeira análise do incidente

Para progredir passo a passo, recomendo que você siga primeiro um caminho de aprendizado n8n, mesmo que esteja em inglês:

Infelizmente, existem muito poucas ressources oficiais em português hoje em dia, mas a comunidade francófona está começando a crescer e você pode fazer suas perguntas aqui em português como você acabou de fazer.

Question: Como seus colaboradores devem acessar o formulário (link público, intranet, aplicação interna)

Resposta: Meus colaboradores terão acesso ao formulário via intranet. Um link interno do nosso domínio (URL).

------------------

Question: A mensagem de erro exata ou o comportamento que você observa ao tentar “publicá-lo”

Resposta: Resolvi. Era necessário inserir as credenciais corretas e alterar o redirecionamento da URL.

------------------

Proposição: Criar um workflow que receba incidentes (formulário, email, Slack, etc.) e abra automaticamente um ticket (Jira, Linear, ClickUp…)

Resposta: Posso ter o passo a passo que permite criar um workflow que receberá como entrada os seguintes dados: um formulário, um email e abrirá automaticamente um ticket no N8N. Como podemos saber onde todos os workflows, formulários e todos os dados são armazenados.

------------------

Proposição: notificar seu time de suporte (Slack, Teams, email) com um resumo e a prioridade

Resposta: Posso ter o passo a passo que permite notificá-lo via Teams com um resumo e a indicação da prioridade.

------------------

Proposição: Utilizar um modelo de IA no n8n para gerar automaticamente o título, a descrição e uma primeira análise do incidente

Question: Como eu poderia criar esse modelo de IA? Me parece que é um Agent, não é?

------------------

Obrigado pela sua resposta e muito obrigado antecipadamente pelo seu retorno.

Porque o n8n não é um banco de dados permanente, o armazenamento é dividido com base no tipo de dados:

• Fluxos de Trabalho e Credenciais: Eles são armazenados diretamente no banco de dados interno primário do n8n. Dependendo de como sua instância foi instalada, geralmente é SQLite (para instâncias locais) ou PostgreSQL ou MySQL (para servidores de produção).
  • Formulários: O design e os campos de um Formulário n8n são salvos como propriedades JSON brutas dentro do próprio fluxo de trabalho. O n8n hospeda dinamicamente a página do formulário a partir de sua instância de servidor ativo sempre que alguém acessa sua URL de produção.
  • Dados de Execução: Por padrão, o n8n registra temporariamente os dados de entrada como o conteúdo de um formulário ou um email em seu banco de dados para que você possa visualizar execuções anteriores.

:warning: Nota Importante: o n8n não foi projetado para ser um sistema permanente de registros para seus tickets. Se você precisar de um histórico de backup confiável de seus incidentes antes de chegarem à sua plataforma de ticketing, você deve registrá-los em um banco de dados externo (como Airtable) ou usar Tabelas de Dados do n8n logo no início do seu fluxo de trabalho.

Você precisa seguir este tipo de arquitetura
[ Gatilho de Formulário n8n ] ───► [ Editar Campos ] (Renomear para variáveis genéricas) ──┐
├──► [ Nó de Ticketing ]
[ Gatilho de Leitura de Email ] ──► [ Editar Campos ] (Renomear para variáveis genéricas) ──┘

Se quiser, posso lhe dar o fluxo de trabalho, apenas mude os parâmetros, é só pedir.

Primeiro, adicione o Nó Microsoft Teams

No seu fluxo de trabalho n8n, adicione um novo nó logo após sua etapa de criação de ticket.
2. Pesquise e selecione Microsoft Teams. Depois, configure os Parâmetros do Nó

1. Autenticação Selecione suas credenciais do Microsoft Teams (que você configurou via OAuth2 ou um Registro de Aplicativo).
  2. Recurso: Altere para “Mensagem de Canal” ou “Mensagem de Chat” dependendo do seu caso de uso.
  3. Operação: Defina como Criar.
  4. Equipe e Canal: Selecione a Equipe específica de Suporte de TI e o canal (por exemplo, #alertas-incidentes) para onde as notificações devem ir.
  5. Em seguida, no campo de mensagem, coloque sua mensagem que você deseja enviar de acordo com o Caso de Uso.

Sim, é um agente,
Eis como configurá-lo:

• Na sua tela n8n, coloque um nó “Agente de IA Avançado” logo após suas fontes de dados de entrada (Formulário ou Email).

• Defina o Tipo de Agente como Agente de Ferramentas, este é o framework mais flexível para estruturar texto.

• Adicione o prompt, o modelo e o nó Memória do Buffer de Janela, e pronto você está pronto para começar.

Espero ter ajudado você.

Bem vindo à comunidade n8n @jacewe !
Primeiro de tudo, por favor veja se seu workflow está em modo teste, ele precisa estar ativo para que o formulário apareça.

nesses links você tem acesso a diversos templates que podem te apoiar em relação a suporte e IT ops. Recomendo entender como funciona os processos de um gerente de suporte para o gerenciamento de incidentes, afim de realmente maximizar o potencial da ferramenta.

Discover 848 Support Automation Workflows from the n8n’s Community
Discover 1092 IT Ops Automation Workflows from the n8n’s Community

Olá,

Obrigado pelo retorno. Bom início de semana. É possível obter o procedimento que permite criar um workflow onde o email está conectado. Assim que o conteúdo do email é recebido, o ticket de suporte é gerado e atribuído a um técnico para a resolução do bug. No caso de um bug, o rótulo do ticket poderia ser diferente para me permitir gerenciar todos os incidentes de clientes/usuários decorrentes de sua jornada em nossas aplicações web & apk. Trata-se de integrar N8N e Linear para realizá-lo. Obrigado antecipadamente.

Para a versão email → Linear, mantenha n8n como roteador, não como base de tickets. Início simples: Email Trigger/IMAP → classificação tipo/prioridade → Linear: Create Issue com title, description, priority, team/assignee → Teams: enviar o resumo com o link Linear. Mantenha o email id/thread id original no ticket Linear para que os próximos emails adicionem um comentário em vez de criar um segundo ticket.

Comece com uma única inbox e um único team Linear. O teste de aceitação: enviar um email de bug, obter exatamente um ticket Linear com source email id, label/prioridade, assignee, depois uma única mensagem Teams. Se você compartilhar os campos Linear que deseja preencher, o mapping pode permanecer determinístico.

Bem explicado. Na prática, como faço de ponta a ponta. Sou um iniciante em tudo. Obrigado antecipadamente.

Sim, mas o “de ponta a ponta” é muito amplo para uma resposta em fórum. Se você quer que alguém configure isso para você, trate como um pequeno projeto separado; aqui, o mais útil é delimitar o primeiro bloco.

Comece com uma única versão: email recebido → ticket Linear. Dê apenas a lista exata dos campos Linear a preencher (título, descrição, tipo/label, prioridade, técnico ou equipe) e um exemplo de email fictício, sem dados de cliente. Com isso, o mapeamento pode ser delimitado sem partir para todo o workflow.

Um email redigido pelo Rapporteur Sales dispara o workflow no N8N.

O conteúdo do email deverá permitir criar um formulário Gestão de Incidentes e preenchê-lo com as descrições a seguir.

O formulário de descrição do incidente (bug, …) deverá indicar os seguintes campos:

1. Tipo de incidente: Textbox
  2. Número de celular do cliente interno: Textbox
  3. Número de celular do cliente externo: Textbox
  4. Título: Textbox
  5. Objeto do incidente ou descrição: Textarea
  6. Status: Textarea
  7. Captura de tela/imagem: Campo para captura de imagem
  8. Captura de vídeo: Campo para captura de vídeo
  9. Data de criação do ticket: Date
  10. Data de correção prevista do ticket: Date
  11. Data de correção efetiva do ticket: Date
  12. Rapporteur Sales: Textbox
  13. Técnico IT: Textbox
  14. Supervisor Support: Textbox
  15. Comentários: Textarea

O formulário de descrição do incidente (bug, …) deverá ser um formulário editável tanto em relação aos nomes dos campos quanto aos dados.

O formulário deverá gerar um ticket de incidente no Linear que permitirá escaloná-lo assim que recebido para uma resolução até sua correção.

O que devo fazer para realizar tal workflow e dispor das interfaces necessárias?

Agradeço antecipadamente.

Fim de semana aconchegante. Retorno com você em relação à minha descrição acima. Obrigado antecipadamente.