Estou enfrentando um problema com o nó Google Sheets e gostaria muito de algumas orientações.
Minha Configuração:
Estou executando n8n em uma VM/Servidor da empresa usando nosso próprio domínio customizado.
Estou tentando conectar ao Google Sheets usando o método OAuth2.
Configurei corretamente o Google Cloud Console, ativei a API do Google Sheets e adicionei a URL de redirecionamento. Verifiquei todas essas configurações várias vezes e minha conta está conectada com sucesso.
Dentro do n8n, a autenticação funciona perfeitamente. Quando conecto minha conta, recebo a mensagem verde “Conexão testada com sucesso”.
Descrever o problema/erro/pergunta
Mesmo que minha conta esteja totalmente conectada e autenticada, sempre que tento executar o nó Google Sheets (por exemplo, Get Row), ele imediatamente lança este erro:Problema no nó “Get row(s) in sheet”
A conexão não pode ser estabelecida, isso geralmente ocorre devido a um valor de host (domínio) incorreto. Estou executando isso em uma VM da empresa. Alguém pode me ajudar?
Qual é a mensagem de erro (se houver)?
Problema no nó “Get row(s) in sheet”
A conexão não pode ser estabelecida, isso geralmente
ocorre devido a um valor de host (domínio) incorreto
Como se trata de uma VM da empresa, você provavelmente tem acesso à rede restrito. Você precisará entrar em contato com o administrador de rede ou de sistemas com os seguintes pontos:
Verificação de Resolução de DNS: Peça a ele para verificar se a VM consegue resolver domínios externos. Ele pode testar isso executando um comando simples do terminal da VM: ping sheets.googleapis.com ou nslookup sheets.googleapis.com Se falharem, as configurações de DNS da VM (por exemplo, /etc/resolv.conf no Linux) estão incorretas ou bloqueadas.
Whitelist do Firewall: Servidores corporativos geralmente bloqueiam o tráfego de saída por padrão. Certifique-se de que a VM tem permissão para fazer requisições HTTPS de saída (Porta 443) para:
sheets.googleapis.com
oauth2.googleapis.com
accounts.google.com
Configuração do Servidor Proxy: Se sua empresa usa um servidor proxy para acessar a internet, o n8n precisa estar ciente disso. Você precisará definir as variáveis de ambiente HTTP_PROXY e HTTPS_PROXY na sua configuração do n8n (por exemplo, no seu arquivo Docker Compose ou nas variáveis de ambiente da VM).
Oi @Mahoor_Jahanbani Bem-vindo!
O teste de credencial e a chamada do nó Get row(s) acessam hosts diferentes: o teste OAuth2 apenas alcança os endpoints de token do Google, não sheets.googleapis.com, que é o que o nó acessa no momento da execução. Um teste de credencial bem-sucedido em uma VM bloqueada não confirma que o host está acessível.
Abra a execução que falhou, clique no nó Get row(s) in sheet e verifique sua saída de erro para a mensagem bruta, ela mostrará o host exato e a falha de DNS, algo como “getaddrinfo ENOTFOUND sheets.googleapis.com”. Dê ao seu administrador de rede exatamente esse nome de host para adicionar à lista de permissões em vez de adivinhar qual domínio está bloqueado. The connection cannot be established, this usually occurs due to an incorrect host (domain) value · Issue #18985 · n8n-io/n8n · GitHub
Analisamos esse problema e não conseguimos confirmar que se trata de um bug. Por enquanto, fechamos a solicitação interna, mas se começar a parecer um bug, nossa equipe de moderação sinalizará novamente.