Pedi para ele investigar um erro, então ele me disse e simplesmente mudou o workflow para um estado diferente e quebrado…
Devido à falta de um botão de reverter, pedi para ele reverter as mudanças e toda vez ficou pior e pior removendo mais do meu código que criei antes…
O código foi criado pelo n8n mas não estava funcionando como esperado…
Ativar Histórico de Fluxos de Trabalho no n8n
Se você planeja usar os recursos de IA do n8n, deve contar com controle de versão ou backups manuais.
Se você está no n8n Cloud ou Enterprise: Certifique-se de que o Histórico de Fluxos de Trabalho está ativado nas suas configurações. Isso cria versões automáticas e snapshots cada vez que um fluxo de trabalho é salvo ou modificado, permitindo que você reverta para uma versão de 10 minutos atrás com um clique.
Se você está em Self-Hosting: Configure a Integração Git no n8n. Isso envia seus JSONs de fluxo de trabalho para um repositório privado do GitHub/GitLab. Se a IA quebrar seu fluxo de trabalho, você pode simplesmente descartar as alterações locais ou fazer pull do último commit limpo.
Você também pode usar a Rede de Segurança “Duplicar”
Antes de entregar um prompt a um agente autônomo para “investigar um erro”, crie o hábito de duplicar seu progresso atual:
Vá para o menu no canto superior direito do fluxo de trabalho e clique em Exportar. Salve o arquivo JSON localmente.
Alternativamente, selecione todos os seus nós que funcionam, copie-os e cole-os em um fluxo de trabalho em branco ou em um editor de texto como um backup rápido.
Melhores Práticas para usar IA: Você precisa isolá-la e deixá-la editar e corrigir erros em um fluxo de trabalho separado dos seus fluxos de trabalho principais, depois copiar as correções e edições, ou você pode pedir para ela apenas “Forneça o código JavaScript/Python atualizado dentro da janela de bate-papo. Não modifique minha tela diretamente.”, um prompt assim e então você pode adicionar os nós com base na sua revisão. Espero que isso ajude você.
acho que você salva/baixa seu workflow antes de a IA mudar seu workflow (antecipação).
Não deveria haver um botão:
Voltar ao estado anterior?!?
Se você configurar a integração Git no n8n ou ativar as Configurações de Fluxo de Trabalho nas suas configurações se estiver usando n8n cloud, você pode facilmente reverter isso. Você configurou alguma dessas opções?
Isso é algo que deveria ser integrado ao recurso de IA
Oi,
Obrigado pelas dicas! Porém, na verdade eu não pretendia fazer alterações inicialmente…
Eu recebi um erro no meu script e quis entender o que estava acontecendo, então cliquei no botão “Explicar com IA”, que enviou uma mensagem para mim.
Depois que ela me explicou, achei que ela também simplesmente corrigiria para mim…
O histórico de versões é uma boa ferramenta para reverter as alterações, mas nele:
- deveria haver botões para reverter com um clique
- haver uma separação entre explicar/planejar vs editar
- ter visibilidade do que foi feito antes
E se Cmd+Z funcionar, é incrível — não era intuitivo que funcionaria para alterações que eu não fiz.
Dennis
oi @Dennis_Kugelmann , bom dia!
Entendo sua frustação, ver nosso trabalho alterado sem solicitação é uma dor de cabeça realmente. Esse seu caso me fez pensar como devemos ter cuidado com as IAs.
o n8n IA está disponível para nos apoiar, mas a sua utilização deve ser responsabilidade nossa, do usuário que precisa saber lidar com a ferramenta que veio para ajudar e se não souber usar, como toda ferramenta, vai dar muita dor de cabeça.
Apenas para deixar claro que a sua ideia é ótima, mas é uma feature que deve ser explanada na categoria “feature request”, não uma falha da ferramenta n8n

Um dica prática por enquanto: antes de fazer um prompt para a IA, selecione apenas os nós específicos que você quer que ela modifique, depois enquadre seu pedido como “corrija apenas os nós selecionados” ou “reescreva apenas o nó Code chamado X”. A IA tem mais chance de manter o escopo quando você dá limites explícitos. Além disso, se você usar n8n Cloud, o Workflow History salva um snapshot a cada salvamento - então pressionar Ctrl+Z após uma edição da IA e depois salvar imediatamente oferece um ponto de restauração limpo no histórico.
Este é um dos problemas mais frustrantes que podem acontecer e, infelizmente, é uma limitação conhecida de deixar a IA editar fluxos de trabalho ativos sem um histórico de versões adequado.
Algumas coisas que vale a pena saber daqui em diante:
Antes de pedir à IA para investigar ou corrigir algo, duplique o fluxo de trabalho primeiro. Dessa forma, você sempre terá uma cópia limpa para recorrer, não importa o que a IA faça com o original.
Quando a IA começar a fazer alterações e quebrar as coisas ainda mais, pare de pedir que ela reverta, ela não tem uma memória verdadeira de como o original era e toda tentativa de „reversão