Preciso de algumas orientações

Oi a todos,

Sou novo em n8n e automação com IA, e gostaria muito de receber orientação dessa comunidade.

Frequentemente ouço o conselho de “encontrar um problema de negócio e resolvê-lo”, mas isso parece um grande salto agora, especialmente porque não tenho uma noção clara de como os problemas de negócio comuns se parecem na prática.

Até agora, trabalhei em alguns tutoriais para iniciantes e consigo criar workflows básicos (emails automatizados, atualizações do Google Sheets, atribuição de tarefas, lembretes, etc.). Mas percebo que esses são apenas a ponta do iceberg.

O que realmente estou procurando é uma melhor compreensão de como o n8n é usado em ambientes de produção reais ou em contextos de negócio. A maioria dos tutoriais se concentra em casos de uso simples, e estou tendo dificuldade em encontrar exemplos que reflitam aplicações mais complexas e práticas.

Alguém poderia me indicar recursos sólidos, canais do YouTube em inglês, cursos, repositórios do GitHub ou estudos de caso que mostrem workflows n8n realistas e de nível de produção?

Aqui está um guia em vídeo do YouTube para iniciantes, isso pode ajudá-lo a começar.

@youngbl a coisa que você realmente quer é a biblioteca de templates do n8n em Discover 10290 Automation Workflows from the n8n's Community, são milhares de workflows reais que você pode filtrar por caso de uso e importar direto para sua instância para explorar, muito além do nível de tutorial. combine isso com a categoria Built with n8n aqui no fórum onde as pessoas escrevem como executam as coisas em produção. a forma mais rápida de aprender os padrões complexos é importar um template perto de um problema que você se importa e fazer engenharia reversa de como eles conectaram tudo.

A habilidade que você realmente está perdendo não é “mais conhecimento de n8n”, é a capacidade de identificar problemas de negócios, que é um músculo diferente.

Uma forma rápida de desenvolvê-la:

por uma semana, toda vez que você fizer algo repetitivo no trabalho ou na vida cotidiana (copiar e colar dados entre ferramentas, verificar algo manualmente, enviar o mesmo tipo de mensagem), anote. Essa lista se torna seu backlog de projetos.

@youngbl essa é uma ótima pergunta, e honestamente o fato de você estar fazendo isso já te coloca à frente da maioria das pessoas. Duas perspectivas que me ajudaram muito:

1. „Pronto para produção