Ei! Estive trabalhando silenciosamente em um novo fluxo de trabalho para fornecer recursos úteis para perguntas. Quando você postar uma, espere uma resposta automática em alguns minutos, assim:
Também avisa as pessoas que ajudaram a responder perguntas semelhantes antes.
Tenho dificuldade em encontrar a quantidade certa de IA para adicionar aqui. Afinal, se você quer uma resposta de IA, pode conversar com uma diretamente - vou presumir que você está postando aqui porque quer ajuda de um humano. Além disso, embora fosse totalmente possível postar respostas geradas por IA, estou preocupado de que isso basicamente transformaria este fórum em um chatbot, e a comunidade real sairia.
Enfim, vou deixar isso rodar por alguns dias enquanto coleto feedback. Por favor, me avise se achou isso útil ou não!
Como desativar o sistema de menções
Se você não gostaria de ser chamado para ajudar, pode ir para suas preferências e desativar este recurso.
Sim, vamos notificar pessoas que não usam o fórum há meses, porque o bot decidiu que é parecido com algo… comece a focar em qualidade, não em quantidade…
Oi @bartv acho que seria melhor se mencionasse usuários ativos no último mês ou dois, já vi isso mencionar pessoas que não postam desde dezembro do ano passado!
Oi Bart, eu aprecio o objetivo aqui, mas quero questionar a forma como o recurso de menções foi implementado.
Eu me cadastrei antes disso existir, e a primeira vez que soube foi quando o bot me marcou com base em posts que eu tinha feito um ano atrás. Não houve email, não vi nenhum anúncio, e não havia opt-in — o padrão era simplesmente “ativado” para todos, incluindo contas inativas.
Analisar o histórico de posts dos membros para criar um perfil de quem ajuda com o quê é um novo uso dos nossos dados que nunca imaginamos quando nos cadastramos. De acordo com a GDPR do Reino Unido/UE, esse tipo de reutilização deveria ser construído em torno das expectativas razoáveis dos usuários, e ativar silenciosamente todos não atende a esse critério, mesmo que seja tecnicamente defensável sob interesses legítimos.
Sugestão para o piloto: torne as menções opt-in, ou no mínimo envie um email para os usuários afetados antes do primeiro aviso para que as pessoas tenham opção em vez de surpresa. Desativei isso nas minhas preferências, mas não deveria ter precisado encontrar a configuração depois do fato.
Em defesa de Bart aqui, como isso afeta as políticas da UE, e todos os dados do seu perfil são públicos? Bart anunciou o bot do fórum e deu às pessoas uma maneira de desativar, há bugs, mas é apenas testando um novo recurso. Entendo que o bot do fórum pode ser incômodo, mas não a questão das políticas da UE.
Não entendo as políticas da UE, então posso estar errado, mas tenho certeza de que ninguém do time da n8n pretendia fazer nada assim com seus dados
Sem problemas, não acho que Bart ou ninguém da n8n tenha tido más intenções com isso, é claramente um experimento de boa fé e a opção de exclusão estava lá desde o primeiro dia. Meu problema é com a forma como o lançamento foi feito, não com a intenção.
Sobre o ponto “é tudo dados públicos”, na verdade é um mal-entendido comum. Sob a GDPR, dados não perdem proteção apenas porque são públicos. Postar em um fórum significa que eu esperava que humanos lessem meus posts; não significa que concordei que meu histórico de posts fosse analisado para perfilar quais tópicos eu ajudo e para me auto-rotular. Público apenas torna mais fácil justificar, não torna isso um “vale-tudo”.
E sim, o anúncio + opção de exclusão conta para algo. O problema é que pessoas como eu que não têm sido ativas por meses não veem threads de anúncio, nosso primeiro “aviso” foi o bot nos rotulando. Um email antes do primeiro ping, ou tornar as menções opt-in, teria resolvido isso completamente.
Para ser claro: não estou dizendo que alguém infringiu a lei, estou dizendo que usuários inativos devem receber um aviso prévio ou uma escolha antes de serem voluntariados. Isso é feedback para o piloto, nada mais.
Além disso, só para ser preciso: o Reino Unido não faz mais parte da UE, então o GDPR da UE não se aplica lá diretamente. O Reino Unido tem seu próprio UK GDPR, que é uma lei doméstica separada. As decisões de adequação da UE para o Reino Unido foram renovadas em 19 de dezembro de 2025 e agora vigoram até 27 de dezembro de 2031 sob uma cláusula de sunset, o que permite que os dados pessoais UE↔Reino Unido continuem fluindo sem salvaguardas adicionais de transferência. Mas essa é uma questão de transferência, não muda o ponto de equidade aqui, onde posts públicos ainda podem ser dados pessoais e usuários inativos devem receber notificação ou escolha antes de serem mencionados automaticamente.