Fluxo de Trabalho de Restaurante

Oi a todos - sou dono de um restaurante e não consigo descobrir como construir funis automatizados baseados em gatilhos de gastos. Meu POS atual é Square para restaurantes, e uso GHL para automação de email e SMS. Aqui está onde está meu problema - temos clientes que vêm e pagam através do Square - dados do cliente como email e telefone geralmente são coletados - eu quero conseguir conectar esses dados de gastos e transações a um sistema de marketing que dispare diferentes ofertas dependendo do segmento do cliente. Qualquer sugestão é bem-vinda. Square para restaurantes tem funcionalidade básica de texto e email, mas nenhuma forma de construir funis com múltiplos passos como GHL. Tentei conectar Square e GHL usando Zapier sem sucesso.

1 curtida

Bem-vindo @jjicha!

A combinação Square + n8n + GHL é totalmente viável. A peça-chave é o webhook do Square (payment.completed) que dispara em cada transação - você registraria isso no painel de desenvolvedor do Square apontando para um nó Webhook do n8n. De lá, extraia o email do cliente e o valor gasto, use um nó IF ou Switch para dividir por faixa de gastos, depois chame a API REST do GHL (via nó HTTP Request) para marcar o contato e inscrevê-lo no fluxo de trabalho apropriado. O GHL possui suporte completo de API para gerenciamento de contatos e inscrição em fluxos de trabalho, então você não precisará do Zapier.

Sim, isso é possível, mas o Zapier geralmente é limitado para esse tipo de lógica de funil baseada em gastos.

Uma configuração melhor seria extrair dados de clientes e transações do Square, enviá-los para o GHL e então usar tags/campos personalizados para disparar diferentes fluxos de trabalho de email ou SMS com base em gastos, frequência de visitas ou segmento de cliente.

Por exemplo: cliente em primeira compra, cliente de alto valor, cliente inativo ou visitante recorrente.

Sugiro usar webhooks/API do Square com campos personalizados e acionadores de fluxo de trabalho do GHL para que a automação seja mais confiável do que uma conexão básica do Zapier.

jjicha, a peça que falta geralmente não é o gatilho; é a chave do cliente. Antes de reconstruir o funil, confirme se cada pagamento Square tem um ID de cliente Square, email ou telefone que possa ser mapeado com clareza para um contato GHL. Se essa chave estiver faltando em muitos pedidos, os níveis de gastos serão ruidosos independentemente de ser usado Zapier ou n8n.

O que um payload de pagamento Square oferece a você hoje: customer_id, email/telefone e valor total, ou apenas valor do pagamento? Remova nomes/números e cole apenas esses nomes de campo.

1 curtida

Acho que era isso que eu estava enfrentando com Zapier. Eles precisavam de um telefone ou e-mail para criar uma nova conta de cliente no GHL. Nem todas as transações têm e-mail ou telefone, mas todas têm IDs de cliente

Isso confirma a chave de junção: o ID do cliente Square é o elemento estável aqui, não o telefone ou email. Use esse ID como a chave de correspondência interna primeiro; depois crie ou atualize o contato GHL apenas quando o mesmo registro de cliente também tiver um email ou telefone alcançável.

Antes de reconstruir o funil, verifique uma restrição do GHL: sua configuração do GHL consegue armazenar e pesquisar um campo personalizado como square_customer_id, ou o caminho atual apenas faz correspondência de contatos por telefone/email?

Eu não confiaria no Zapier para isso.

Se Square já está coletando o email/telefone do cliente e dados de transação, eu usaria n8n como camada intermediária e enviaria tudo para GHL com tags ou campos personalizados com base no gasto.

Por exemplo:

• Gasto total > $200 → adicionar tag VIP.

• Nenhuma compra em 30 dias → disparar campanha de reconquista.

• Primeira compra → sequência de integração.

• 5ª visita → oferta de fidelização.

Já fiz configurações similares com outros sistemas POS e o principal desafio geralmente é conseguir os dados de transação na plataforma de marketing de uma forma que os fluxos de trabalho do GHL realmente consigam usar.

O que exatamente não estava funcionando com sua configuração do Zapier? O Square não estava enviando os dados de transação, ou o GHL não estava atualizando o contato corretamente?

Olá @jjicha

Sim, isso é absolutamente possível, mas eu não confiaria no Zapier para este caso de uso.

Uma abordagem melhor é usar a API/webhooks do Square (ou n8n/Make) para capturar cada pagamento concluído, sincronizar os dados do cliente e transação no GHL, e atualizar campos personalizados como Gasto do Tempo de Vida, Contagem de Visitas, Data da Última Visita ou Ticket Médio. Uma vez que esses valores sejam atualizados, os fluxos de trabalho do GHL podem ser acionados automaticamente com base em condições.

Por exemplo:

• Primeira visita → Oferta de boas-vindas após 3 dias

• Gasto acima de $100 → Sequência de nutrição VIP

• Sem visita há 30 dias → Campanha de recuperação

• 5ª visita → Recompensa de fidelidade

• Mês de aniversário → Promoção especial

Criamos automações de fidelização de restaurante semelhantes onde o POS atua como fonte de transação e o GHL cuida de todo o marketing por email/SMS com múltiplas etapas. A chave é sincronizar dados de transação no GHL em vez de tentar disparar diretamente de eventos do Square.

Vamos agendar uma ligação para discutir os detalhes com mais profundidade.