Tenho um fluxo de trabalho manual que gostaria de automatizar. No momento, estou enviando e-mails frios para uma lista de pessoas. Obtenho o endereço de e-mail delas no RocketReach procurando seus nomes e encontrando o perfil correto fornecido. Se houver várias pessoas com o mesmo nome (por exemplo, dez John Smiths), devo clicar no perfil do LinkedIn associado a cada pessoa (esse LinkedIn aparece na bio de cada pessoa no RocketReach) para verificar se corresponde à pessoa desejada. Estou tendo dificuldades porque é necessário navegar pelo RocketReach, clicar em vários botões para navegar até o LinkedIn a partir do RocketReach se houver múltiplos perfis, depois extrair informações do LinkedIn e, em seguida, fazer uma comparação cruzada dessas informações do LinkedIn com as conhecidas da pessoa desejada para verificar se tenho o e-mail correto. Agradeço antecipadamente qualquer ajuda ou sugestão sobre como resolver essa ambiguidade. Obrigado.
Oi @Danny_IJdo
Sim, se o RocketReach ou o sistema ao redor conseguir emitir um evento, um disparo de Webhook seria uma forma limpa de automatizar isso no n8n. Se não conseguir fazer push de eventos, então um Schedule Trigger mais polling seria o fallback mais seguro.
webhook node
bem-vindo à comunidade n8n @Danny_IJdo
Em vez de tentar clicar pelo RocketReach e LinkedIn como um humano, eu primeiro coletaria o máximo possível de identificadores estáveis para a pessoa em questão, como empresa, cargo, localização, URL do LinkedIn, domínio e talvez dados anteriormente conhecidos da sua lista de leads.
Depois no n8n, compararia cada resultado do RocketReach contra esses campos e atribuiria uma pontuação de confiança. Por exemplo, correspondência exata de empresa, título similar, mesma localização e perfil do LinkedIn correspondente aumentariam a pontuação. Se apenas um perfil tiver uma pontuação alta, continue automaticamente. Se vários perfis estiverem próximos ou a pontuação for baixa, envie para revisão manual em vez de enviar um e-mail para a pessoa errada.
Também teria cuidado ao fazer scraping do LinkedIn diretamente, porque pode ser frágil e pode violar as regras da plataforma. Uma solução mais segura é usar dados que o RocketReach já retorna, a API oficial do RocketReach se disponível para seu plano, ou outra fonte de enriquecimento que possa ser consultada por uma API.
Assim, a automação poderia ser construída em torno de enriquecimento mais pontuação, com uma etapa de aprovação humana para nomes ambíguos como “John Smith”.
Ei @Danny_IJdo, bem-vindo! Isso é realmente um ótimo caso de uso e você descreveu o problema com muita precisão.
Com base na excelente abordagem de scoring do @tamy.santos, quero destacar uma coisa que torna isso muito mais simples: se você já tem a URL do LinkedIn para cada pessoa-alvo (o que você provavelmente tem se está fazendo cold email com uma lista curada), você pode pular a desambiguação de nomes inteiramente.
A API do RocketReach suporta busca direto pela URL do perfil do LinkedIn:
GET https://api.rocketreach.co/v2/api/lookupProfile?linkedInUrl=https://linkedin.com/in/john-smith-abc123
Isso retorna o perfil exato para aquela URL específica do LinkedIn, sem ambiguidade. O fluxo no n8n fica muito limpo:
- Comece com sua lista de prospects (com URLs do LinkedIn)
- Nó HTTP Request para a API do RocketReach com a URL do LinkedIn
- Obtenha o email, pronto
Se você não tiver URLs do LinkedIn de antemão mas tiver nome + empresa, então a abordagem de scoring do @tamy.santos é o caminho certo.
Você tem URLs do LinkedIn na sua lista de prospects atual, ou está começando apenas com nomes?
oi @nguyenthieutoan obrigado muito pela sua recomendação – com certeza vou ter que conferir a busca de URL do LinkedIn que você mencionou, definitivamente parece ser uma solução. Porém, eu consigo esses nomes de uma lista que não fornece URLs do LinkedIn – eu teria que procurar o LinkedIn deles depois de pegar o nome, pegar o link e então alimentar meu sistema. Porém, isso é quase tanto trabalho quanto fazer manualmente (qual é a diferença entre procurar o email de uma pessoa e a URL do LinkedIn dela?). Obrigado pela sua orientação, e isso parece ser exatamente a abordagem que vou ter que usar se eu decidir automatizar.
Esse é um ponto totalmente válido, @Danny_IJdo! Você está certo que procurar manualmente cada URL do LinkedIn um por um anularia o propósito.
Mas aqui está a questão: encontrar a URL do LinkedIn também pode ser automatizado, como parte do mesmo workflow no n8n. O insight-chave é que se sua lista já tem nome + empresa (o que parece ser o caso), essa informação é suficiente para encontrar o perfil certo no LinkedIn automaticamente.
Algumas formas de fazer isso dentro do n8n:
Opção A: Use uma API de Busca Google (como SerpApi ou Serper.dev)
Query de busca: site:linkedin.com/in "John Smith" "Acme Corp"
O primeiro resultado é quase sempre o perfil LinkedIn correto. Extraia a URL do resultado e passe para o RocketReach.
Opção B: Use uma ferramenta de IA como Perplexity AI
Perplexity tem uma API e é genuinamente ótimo em encontrar perfis do LinkedIn a partir do contexto de nome + empresa. Você pode perguntar algo como: “Encontre a URL do LinkedIn para John Smith que trabalha na Acme Corp como Sales Manager” e ele retornará uma resposta confiante com fontes. O n8n se conecta via HTTP Request.
Opção C: Google Search via HTTP Request (gratuito)
Use https://www.google.com/search?q=site:linkedin.com/in+"Name"+"Company" e extraia a URL do primeiro resultado orgânico.
Então o fluxo automatizado completo fica assim:
Google Sheet / CSV > Google Search / Perplexity > Extract LinkedIn URL > RocketReach API > Get email > Output
Nenhuma etapa manual. A busca do LinkedIn adiciona talvez um nó extra mas elimina toda a ambiguidade.
Se essa abordagem funcionar para seu caso de uso, sinta-se à vontade para marcá-la como uma Solução para que outros com o mesmo problema consigam encontrá-la facilmente!