Enviando atualizações de status intermediário para o usuário sem nós de Chat adicionais?

Oi a todos,

Atualmente tenho um fluxo maior de IA/chat no n8n onde algumas solicitações podem levar um tempo maior para serem concluídas.

Para melhorar a UX, adicionei vários nós de Chat que enviam atualizações de status intermediárias como:

• “Pesquisando artigos…”

• “Processando solicitação…”

• “Encontrados múltiplos resultados…”

O problema é que cada nó de Chat adicional aumenta notavelmente o tempo de execução do fluxo.
No meu caso, o tempo de execução aumentou em torno de 20% apenas por causa dessas mensagens intermediárias.

Então minha pergunta é:

Existe uma forma de enviar atualizações de progresso/status intermediárias ao usuário durante a execução do fluxo SEM usar nós de Chat adicionais?

Talvez através de:

• Nó de código

• Streaming de resposta de webhook

• Evento de frontend customizado

• SSE/WebSocket

• Hooks de execução

• Ou outra abordagem mais leve?

Meu objetivo é basicamente:

• Manter o fluxo responsivo

• Fornecer feedback de progresso em tempo real

• Evitar desacelerar significativamente o fluxo

Como você está lidando com isso em fluxos maiores de IA/chat?

Muito obrigado!

bom dia @Leon22
Na minha experiência, no chat nativo do n8n eu ainda não vi uma forma genérica de enviar status intermediário sem Chat nodes ou streaming suportado; quando preciso de algo mais leve, costumo mover o progresso para um frontend externo via polling/SSE/WebSocket.

Adicionar um nó de código não vai ajudar muito aqui. Ainda será necessário fazer a mesma chamada subjacente com o mesmo overhead.

Se você preferir ficar na interface de chat nativa do n8n, a solução mais rápida é ser seletivo, reduzindo de 5 atualizações de status para algo mais como 2. Se feito em pontos de verificação significativos, isso recuperará a maior parte dos 20% sem precisar de grandes mudanças arquiteturais.

Se você controla seu frontend, SSE é a solução correta de longo prazo que você mencionou. Como é sua configuração atual? Isso determinará qual caminho é mais realista.