"Ei! Acabei de finalizar o sistema de gerenciamento escolar para a escola do meu tio, e agora estou adicionando um módulo de notificações automatizadas via WhatsApp.
Preciso lidar com coisas como circulares, alertas de eventos, atualizações de frequência e lembretes de mensalidades. Como não tenho uma conta verificada da API WhatsApp Business, estou analisando provedores terceirizados como o Twilio para gerenciar as mensagens, pois é a opção mais econômica.
Meu plano é criar um fluxo de trabalho que me permita simplesmente adicionar os alunos para os quais enviar o lembrete de mensalidade, os alunos para os quais enviar a notificação de mensalidade paga, algumas circulares para enviar a todos os alunos — basicamente para 400 alunos — que se conectará com uma ferramenta terceirizada usando n8n para enviar mensagens aos alunos. Por enquanto é um nível básico, e com o tempo e com o aumento de alunos, farei de forma mais avançada, mas agora preciso fazer assim.
@Hanzala1 fica esperto antes de construir, twilio não pula a api de negócios do whatsapp, é um provedor para ela, então você ainda registra um remetente de qualquer forma. e coisas de saída como lembretes de taxas e circulares precisam de templates do whatsapp pré-aprovados, você não pode fazer blast de texto livre para 400 alunos. a parte do n8n é a fácil depois disso. você está fechado no twilio ou aberto para a cloud api do meta?
@achamm Valeu demais, mano. Não comecei o processo de aprovar meu template. Tô só analisando as coisas primeiro e aí começo. Verificar a business no Meta é um porre mesmo, sabe. E também essa coisa de aprovação de template, mano. Agora me diz uma coisa: se você tem algum conhecimento sobre como fazer isso sem verificar a business no Meta — é possível montar um sistema assim?
@Hanzala1 dois caminhos honestos. oficial (twilio/meta) tem um modo dev sem verificação completa, mas é limitado a alguns números de teste; para volume real, a verificação + templates é inevitável. a volta é usar ferramentas não-oficiais como Evolution API ou WAHA, que dirigem uma conta normal do whatsapp, então sem verificação ou templates, mas é contra os termos do whatsapp e enviar em massa para 400 alunos é exatamente o que faz números serem banidos. tudo bem para um mvp, mas arriscado como canal real. isso vai ao vivo em breve ou ainda está sendo provado?
@achamm Isso faz muito sentido, definitivamente não quero arriscar banir o número da escola.
Estou atualmente na fase de prova de conceito, mas o plano é isso ir ao vivo para a escola em breve. Dado o risco, acho que vou ficar com o caminho oficial. É melhor fazer certo desde o início do que ter que consertar um número banido depois.
Oi @Hanzala1 Boa decisão em seguir o caminho oficial. Enquanto você aguarda a verificação comercial da Meta, que pode levar de alguns dias a uma semana, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para trabalhar ativamente em vez de ficar ocioso.
Você pode construir seu fluxo de trabalho n8n usando o modo de teste da Meta. Você pode adicionar no máximo cinco números de telefone à sua conta na lista de testadores sem precisar verificar completamente sua conta. Criar e desenvolver sua lógica de fluxo de trabalho para lembretes de taxas e circulares de notificação de pagamento será suficiente e estará pronto para validar assim que entrarmos em operação.
Você também pode criar seus modelos de mensagem na plataforma Meta e criar rascunhos para eles, pois esse processo pode ser feito antes da verificação comercial. Os modelos de mensagem da Meta devem estar em conformidade com seus padrões de mensagens comerciais, tê-los criados nos permitirá enviar para verificação assim que formos aprovados.
Para n8n, uma arquitetura simples que funciona e escala para 400+ estudantes:
Use o Google Sheets para manter seu banco de dados de estudantes (nome, telefone, status de taxa, turma).
Use um nó Filter para distinguir estudantes com taxa pendente vs taxa paga vs circulares para todos os estudantes.
Use um nó WhatsApp Business Cloud com o modelo aprovado por filial.
Por fim, crie um nó Wait entre os envios para escalar de forma segura o limite de envios.
Muita sorte com isso! O primeiro processo de verificação valerá muito a pena para construir um sistema no qual a escola possa confiar a longo prazo.
@Stanleyy agradeço cara. Mas meu principal problema é verificar o negócio no Meta para obter a API do WhatsApp Business. Na verdade, meu tio tem uma escola, mas agora está crescendo com apenas 400 alunos. Então estou tentando fazer isso da forma certa como você sugeriu. O resto é fácil para mim, pois faço automação com IA. Também temos automação baseada em navegador por meio de código para enviar mensagens básicas aos alunos.
@Hanzala1 a verificação em si é feita no Meta Business Manager (Security Center), e o que realmente causa problemas nas pessoas é a correspondência dos detalhes, o nome legal da escola, endereço e telefone no business manager têm que corresponder exatamente a um documento oficial, um certificado de registro ou uma conta de serviço em nome da escola. uma escola registrada normalmente tem esses documentos, então alinhe-os para corresponder antes de enviar, as divergências são o motivo usual do travamento. uma vez que o negócio é verificado, a aprovação do remetente do WhatsApp e do template vêm depois disso.