Olá a todos,
estou criando um fluxo de chatbot do WhatsApp no n8n.
Meu fluxo de Agente de IA funciona corretamente com o gatilho “When chat message received”.
Problema:
O gatilho do WhatsApp não está sendo executado quando envio uma mensagem do WhatsApp.
Configação atual:
Gatilho do WhatsApp → Enviar Mensagem
O que acontece:
- Clico em “Listen for test event”
- Envio “oi” pelo WhatsApp
- O fluxo continua carregando/iniciando
- Nenhuma execução aparece
- Nenhuma resposta é enviada
Coisas que verifiquei:
- Fluxo está ativo/escutando
- Credenciais estão conectadas
- Modo de teste habilitado
- Fluxo de IA funciona separadamente
Pergunta:
Por que o gatilho do WhatsApp não está recebendo o evento de mensagem recebida?
Não estou usando Twilio.
Captura de tela em anexo.
Obrigado!
Descreva o problema/erro/pergunta
Qual é a mensagem de erro (se houver)?
Compartilhe seu fluxo de trabalho
(Selecione os nós na sua tela e use os atalhos de teclado CMD+C/CTRL+C e CMD+V/CTRL+V para copiar e colar o fluxo de trabalho.)
Compartilhe o resultado retornado pelo último nó
Informações sobre sua configuração n8n
- versão n8n:
- Banco de dados (padrão: SQLite):
- Configuração n8n EXECUTIONS_PROCESS (padrão: own, main):
- Executando n8n via (Docker, npm, n8n cloud, aplicativo desktop):
- Sistema operacional:
Oi @Tanzeela_Tauseef
Você seguiu a configuração de credenciais assim:
Seu workflow não foi publicado, @Tanzeela_Tauseef
oi @Tanzeela_Tauseef 
primeiro faça como kajooleng falou, depois veja o webhook como o Anshul falou e no final confirme se o número WhatsApp está conectado ao app correto e se as credenciais do WhatsApp Trigger e a URL pública do n8n estão acessíveis externamente.
Estou seguindo este vídeo e fiz exatamente como no vídeo, todo o fluxo está correto, mas nada aconteceu, mesma situação.
Oi @Tanzeela_Tauseef
algumas coisas a mais para verificar além de publicar:
-
No App Dashboard da Meta → WhatsApp → Configuração, certifique-se de que a URL de Callback está definida para a URL de produção do seu WhatsApp Trigger (não a URL de teste). Você obtém isso clicando no nó do WhatsApp Trigger depois de publicar.
-
Em Webhook fields, confirme que você está inscrito em “messages”.
-
Verifique se seu app da Meta ainda está em modo Development. Se estiver, apenas números de telefone adicionados como testadores no dashboard da Meta funcionarão. Mensagens de outros números são silenciosamente descartadas pela Meta.
Nos avise o que acontece 
verifique e siga, mas nada Gatilho N8N WhatsApp não está funcionando
Obrigado a todos pelas sugestões gentis. Consegui corrigir o problema. Resolvi meu problema de Trigger do WhatsApp no n8n depois de perceber que o problema não eram as credenciais. Mesmo que as credenciais estivessem aparecendo em verde, o app WhatsApp não estava devidamente vinculado à Conta de Negócios do WhatsApp e ao número de telefone no Meta.
Primeiramente, verifiquei o App ID e Secret no Meta Developers e no n8n. Depois usei o Meta Graph API Explorer para verificar o endpoint phone_number_id/subscribed_apps. A resposta estava vazia, o que confirmou que o app não estava conectado.
Depois de alterar o método de requisição de GET para POST e executá-lo, o app foi vinculado com sucesso. Então o Trigger do WhatsApp no n8n começou a funcionar corretamente.
Oi, você poderia explicar em detalhes como resolveu o problema? Estou tendo um problema muito parecido. Obrigado.
oi Após gastar muito tempo resolvendo problemas com o WhatsApp Trigger no n8n, descobri que o problema não estava nas credenciais nem no workflow em si.
Tudo parecia correto no n8n—as credenciais do WhatsApp estavam conectadas com sucesso e a configuração da API parecia estar funcionando. No entanto, o trigger ainda não estava recebendo mensagens recebidas.
A causa raiz era que meu Meta App não estava realmente inscrito na WhatsApp Business Account (WABA). Na estrutura do Meta, ter um Portfolio, App e WhatsApp Business Account não é suficiente. O app também deve estar explicitamente vinculado à WhatsApp Business Account.
Aqui está como resolvi:
-
Abri o Meta Graph API Explorer.
-
Selecionei o mesmo Meta App sendo usado no n8n.
-
Executei uma requisição GET em:
[WABA-ID]/subscribed_apps
-
A resposta retornou dados vazios, o que confirmou que o app não estava inscrito na WhatsApp Business Account.
-
Mudei o método de requisição de GET para POST.
-
Executei uma requisição POST no mesmo endpoint:
[WABA-ID]/subscribed_apps
-
Recebi uma resposta de sucesso (“success”: true), confirmando que o app estava agora inscrito.
Depois de criar essa inscrição, enviei uma mensagem de teste no WhatsApp e o WhatsApp Trigger do n8n começou a funcionar imediatamente.
Se suas credenciais estão verdes mas o trigger não está sendo acionado, vale a pena verificar se seu Meta App está realmente inscrito na sua WhatsApp Business Account.