Descreva o problema/erro/pergunta
Estou encontrando um problema com chamadas de ferramentas onde agentes produzem chamadas vazias quando usadas em um fluxo.
Configuração do fluxo: Nó de gatilho agendado → Agente de IA (com openrouter + ferramenta) → Nó de mesclagem (e outros testados)
Ao executar o Agente de IA usando o botão “Executar passo”, a ferramenta funciona perfeitamente, mas ao executar o nó como parte do fluxo, incluindo fluxos de produção ao vivo, as chamadas de ferramentas falham silenciosamente (elas não parecem nem ser usadas pelo agente na interface, mas aparecem nos registros como chamadas vazias). Às vezes aparecem vazias e às vezes aparecem dentro da entrada do agente de IA.
Notas:
- Vários modelos testados e me certifiquei de que tinham comprimentos de contexto de token suficientes. Encontrei esse problema em pelo menos 6 modelos diferentes capazes de ferramentas com custos diferentes.
- Várias ferramentas testadas (busca Brave, Gmail, nó HTTP) todas falharam da mesma forma
Alguém tem experiência em corrigir isso ou é um bug?
Qual é a mensagem de erro (se houver)?
Nenhuma mensagem de erro, mas as chamadas de ferramentas voltam vazias quando executadas como parte de um fluxo
Por favor, compartilhe seu fluxo de trabalho
Correto: Usando o botão “executar passo”
As chamadas de ferramentas funcionam bem com entrada e saída. A interface do nó (não mostrada) também fica verde com marcas de seleção
Com bug: De dentro de um fluxo
As ferramentas durante a execução não aparecem nos registros, mas magicamente aparecem no final, porém são chamadas vazias e parecem fazer coisas como injetar chamadas de ferramentas na entrada.
Exemplo de chamada de ferramenta na entrada de IA
![]()
Exemplo de falha de ferramenta na interface mostrando uma chamada de ferramenta nos registros, mas não na interface
Exemplo de ferramenta funcionando corretamente ao usar “Executar passo”
Probema relacionado: Tool calling bug for agents using OpenRouter (various models) · Issue #29758 · n8n-io/n8n · GitHub
(Selecione os nós no seu canvas e use os atalhos de teclado CMD+C/CTRL+C e CMD+V/CTRL+V para copiar e colar o fluxo de trabalho.)
Compartilhe a saída retornada pelo último nó
Exemplo quando falha
[ { "response": { "generations": [ [ { "text": "Desculpe, mas não consegui encontrar nenhuma informação relevante nos emails que tenho acesso. Há algo mais que eu pudesse ajudá-lo?", "generationInfo": { "finish_reason": "stop" } } ] ] }, "tokenUsage": { "completionTokens": 31, "promptTokens": 607, "totalTokens": 638 } } ]
Informações sobre sua configuração n8n
- versão n8n: 2.18.7