Como implementar observabilidade em uma grande plataforma n8n multi-tenant

Olá pessoal
Estou escalando uma plataforma n8n multi-tenant e começando a perceber que logs básicos não são mais suficientes.
Load Balancer

Múltiplos Workers n8n

PostgreSQL + Redis + APIs Externas
Com o crescimento do número de tenants e workflows, estou tendo dificuldade em responder perguntas como:
• Qual tenant está gerando a maior carga?
• Por que um workflow específico falhou?
• Onde estão os gargalos do sistema?
• Quais APIs externas estão causando latência?
• Como detectar problemas antes dos clientes notarem?
Estou considerando adicionar:
• Centralized logging
• Coleta de métricas
• Distributed tracing
• Painéis por tenant
• Alertas e detecção de anomalias
tenant_id
workflow_id
execution_time
error_rate
queue_depth
API_latency

Descreva o problema/erro/pergunta

Qual stack de observabilidade você está usando? Quais métricas foram mais valiosas?

Qual é a mensagem de erro (se houver)?

Por favor, compartilhe seu workflow

(Selecione os nós em seu canvas e use os atalhos de teclado CMD+C/CTRL+C e CMD+V/CTRL+V para copiar e colar o workflow.)

Compartilhe a saída retornada pelo último nó

Informações sobre sua configuração n8n

• Versão do n8n:
  • Banco de dados (padrão: SQLite):
  • Configuração n8n EXECUTIONS_PROCESS (padrão: own, main):
  • Executando n8n via (Docker, npm, n8n cloud, app desktop):
  • Sistema operacional:

Olá @Selena_Gloria Uma vez que você começa a escalar para mais clientes e fluxos de trabalho, fica muito mais difícil entender o que está acontecendo apenas observando os logs.

Uma configuração comum de produção inclui:
Logs centralizados
Coleta de métricas
Alertas
Rastreamento (quando necessário)

As métricas que acho mais úteis são:
•tenant_id
•workflow_id
•Tempo de execução
•Taxa de erro
•Profundidade da fila
•Tempo de resposta da API externa

Marcar logs e métricas com tenant_id torna muito mais fácil solucionar problemas para um cliente específico sem afetar todos os outros.

Também recomendo configurar alertas para coisas como taxas de erro altas, crescimento de atrasos na fila, falhas do worker, APIs lentas e picos de tráfego inesperados. Dessa forma, você pode detectar problemas antes que os usuários comecem a reportá-los.

Um erro a evitar é confiar apenas em logs de aplicação ou monitorar apenas sua infraestrutura. Ter visibilidade tanto da sua infraestrutura quanto dos seus fluxos de trabalho oferece uma compreensão muito melhor do que está acontecendo.

No geral, uma combinação de logging centralizado, métricas, dashboards e alertas torna muito mais fácil manter a plataforma saudável conforme ela cresce.

Ótimos pontos! Concordo especialmente que marcar com tenant_id e workflow_id facilita muito a resolução de problemas. Obrigado por compartilhar!

Eu adicionaria uma métrica que não é realmente infraestrutura: um recibo de ação por execução.

Tenant, workflow, taxa de erro e latência dizem onde está o problema. O recibo diz ao cliente o que aconteceu: execução esperada, credencial/conta usada, registros tocados, API externa chamada, ID de objeto/mensagem final e estado de pausa ou retry.