Oi, estou tentando criar um bot do WhatsApp usando Meta WhatsApp Cloud API + n8n.
Estou preso em um problema estranho:
O que funciona:
• Consigo enviar mensagens do n8n usando o nó WhatsApp Send Message 
• O webhook “Send test” do Meta do painel de desenvolvedores alcança o n8n 
• A inscrição do webhook mostra messages enabled 
• A URL de callback está correta e usa a URL do webhook de produção 
O que NÃO funciona:
• Quando envio uma mensagem real do WhatsApp para o número de teste
• O trigger do webhook do n8n NÃO dispara
• Nada aparece nas execuções do n8n 
Detalhes da configuração:
• Usando WhatsApp Cloud API
• Webhook inscrito em: messages
• Webhook do n8n está ativo
• Meta diz que o webhook está conectado com sucesso
• Send test do Meta funciona, mas mensagens reais não chegam ao n8n
O que já verifiquei:
• URL de callback correta (URL de produção, HTTPS)
• Inscrição inclui messages
• Workflow está ativo no n8n
• Sem autenticação no webhook
• Sem erros óbvios no painel do Meta
Parte confusa:
O webhook de teste do Meta funciona instantaneamente, mas mensagens reais do WhatsApp nunca disparam o n8n.
Então parece que o Meta não está enviando eventos de mensagem reais para meu webhook, mesmo que tudo pareça estar configurado corretamente.
Pergunta:
O que poderia fazer com que eventos de webhook de teste do Meta cheguem ao n8n, mas mensagens reais do WhatsApp nunca disparem o webhook?
Isso é geralmente:
• problema de roteamento de webhook?
• detalhe de inscrição faltando?
• problema de hospedagem/proxy reverso do n8n?
• ou algo mais na configuração da WhatsApp Cloud API?
Qualquer ajuda é bem-vinda.
Descreva o problema/erro/pergunta
Qual é a mensagem de erro (se houver)?
Compartilhe seu workflow
(Selecione os nós na sua tela e use os atalhos de teclado CMD+C/CTRL+C e CMD+V/CTRL+V para copiar e colar o workflow.)
Compartilhe a saída retornada pelo último nó
Informações sobre sua configuração n8n
- Versão n8n:
- Banco de dados (padrão: SQLite):
- Configuração n8n EXECUTIONS_PROCESS (padrão: own, main):
- Executando n8n via (Docker, npm, n8n cloud, desktop app):
- Sistema operacional:
bem-vindo à comunidade n8n @Ahmad_Naji
Eu confirmaria que a mensagem real do usuário está sendo enviada para o mesmo número de telefone do WhatsApp Business conectado àquele WABA e app, e que o app está inscrito no campo de mensagens daquela Conta Comercial do WhatsApp, não apenas passando no teste genérico do painel. Se isso estiver alinhado e nenhuma execução aparecer no n8n, a evidência aponta para a Meta não emitindo o evento de mensagem real em vez de n8n falhar em recebê-lo.
sim, tudo está conectado corretamente e é o número correto, então o problema é o meta não emitindo a mensagem real? qual é a solução então?
@Ahmad_Naji
Recomendo que você verifique se seu aplicativo Meta está inscrito no campo messages para a WhatsApp Business Account específica que possui o número de teste. O teste do dashboard apenas valida a conectividade, não o roteamento real de mensagens. Em seguida, execute uma redefinição de inscrição enviando DELETE e POST para o endpoint WABA ID com subscribed fields definidos como messages. Por fim, confirme se o status do número de telefone é CONNECTED via API, pois um número em status PENDING receberá mensagens, mas não emitirá eventos webhook. Se essas etapas não gerarem execução no n8n, o Meta não está emitindo o evento de mensagem real.
Já estabeleci que a meta não está emitindo a mensagem. Qual é a solução? Tudo que você mencionou já foi feito
bom dia @Ahmad_Naji
Neste ponto, eu não continuaria resolvendo problemas do webhook n8n, porque o n8n já documenta um WhatsApp Trigger dedicado para eventos de mensagens, então o conserto limpo é reconstruir o lado de entrada com esse trigger e credenciais OAuth2, e depois usar o nó regular WhatsApp Business Cloud apenas para envios de saída.
sim, posso confirmar que todos os três estão configurados corretamente e ainda assim nada acontece
Duas coisas para verificar que nos causaram problemas: (1) O status do seu número de telefone deve ser CONNECTED no Meta Business Manager (verifique o número de telefone real nas suas configurações de WABA, não apenas “webhook connected”) — se mostrar PENDING ou FAILED, o Meta não enviará mensagens reais para seu webhook mesmo que o teste funcione. (2) A sua inscrição de webhook precisa incluir especificamente o campo messages — tínhamos webhooks_subscribed: true mas messages não estava no array de inscrição. Vá para suas configurações de WABA, encontre Webhook Configuration, e verifique que TANTO o campo messages está marcado QUANTO o status do seu número de telefone é CONNECTED. Se o status for PENDING, você pode precisar re-verificar seu número de telefone ou contatar o suporte do Meta.