Posso usar o n8n sob a Licença de Uso Sustentável (SUL) como endpoint de webhook para uma integração com WhatsApp, ou o webhook precisa ser implementado em minha própria aplicação, com o n8n apenas funcionando como backend?
@Oscar_Bonilla_Calder , isso vai depender do seu caso de uso.
Mais informações aqui
Entendemos que usar n8n como back end para potencializar um recurso no seu app geralmente é permitido, desde que n8n não esteja coletando e usando as credenciais dos seus usuários para acessar serviços de terceiros em nome deles. Um dos exemplos deles é um chatbot de IA onde usuários enviam perguntas, mas o workflow executa usando as credenciais da própria empresa — isso é explicitamente descrito como permitido.
Seu exemplo do WhatsApp:
WhatsApp → n8n Webhook → workflow → seus sistemas/APIs está geralmente alinhado com esse exemplo, assumindo que o workflow usa suas credenciais do WhatsApp Business e outras credenciais de API.
Se seu app coletasse as próprias credenciais do WhatsApp/API de cada cliente e as armazenasse ou usasse em n8n para acessar suas contas, esse é o tipo de cenário que o SUL FAQ indica como não permitido.
Então o webhook em si não precisa ser implementado em sua própria aplicação apenas por causa do licenciamento. A pergunta mais importante é de quem são as credenciais que n8n está usando, não se o endpoint do webhook é /webhook/... em n8n ou no seu próprio backend.
Se seu caso de uso é um pouco mais incomum (multi-tenant, credenciais fornecidas pelo cliente, etc.), n8n também recomenda entrar em contato com license@n8n.io para uma interpretação oficial do seu cenário específico.
Qual licença preciso para meu caso de uso? | n8n Help Center
Espero que isso ajude