Validação de URL do webhook do WhatsApp falhando no n8n Cloud

Estou tentando configurar um WhatsApp AI Chatbot usando os nós WhatsApp Trigger e Send Message. Consegui configurar com sucesso o ID da Conta Comercial do WhatsApp, Client ID, Client Secret e Access Token. No entanto, quando tento salvar a URL de Callback do Webhook (tanto URLs de Produção quanto de Teste usando POST/GET) no Meta Developer Console, o Meta se recusa a validá-la e diz que não foi validada. Porque o Webhook não está sendo validado, as mensagens recebidas não acionam meu workflow do n8n. Só consigo enviar mensagens com sucesso manualmente usando o botão “Send Message” dentro do dashboard do Meta Business Suite.

Versão do n8n: 2.29.5 -

Executando n8n via: n8n Cloud (avaliação gratuita de 14 dias) -

Ambiente de hospedagem: Hospedagem Oficial n8n Cloud

Passos Realizados Até Agora

1. Configurei todas as credenciais de API dentro dos nós do WhatsApp.

2. Tentei colar tanto as URLs de Webhook de Produção quanto de Teste na configuração do Meta.

3. Adicionei à lista de permissões meu número de telefone de teste no painel do desenvolvedor do Meta.

Como posso fazer com que o Meta valide com sucesso minha URL de Callback do Webhook do n8n para que as mensagens recebidas acionem meu workflow?

Antes de clicar em Verify, publique o workflow se você estiver usando a URL de produção ou use a URL de teste, coloque-a para ouvir e clique em Verify
De qualquer forma, você precisará de um nó respond para retornar o token ao Meta após a escuta, então não funcionará na primeira vez; você apenas receberá o token no fluxo de dados e depois configurará seu nó respond to webhook com isso.

Não use a URL de Teste para configuração permanente do Meta, ela funciona apenas enquanto você está escutando ativamente. Use a URL de Produção depois que seu workflow for publicado e ativado.

A captura de tela mostra que você está usando a URL de Produção, mas o workflow pode ainda não estar ativo, esse é quase certamente o problema.

Oi @Harsh_Deswal Bem-vindo!
O WhatsApp permite apenas um webhook por app, então cada vez que você cola a URL de Teste e depois a URL de Produção, a mais nova sobrescreve o registro anterior. A verificação da Meta passa apenas contra a única URL que está registrada e acessível no momento, então alternar entre as duas é o que continua deixando sem validação. Registre apenas uma URL e não alterne enquanto você valida.

@Stanleyy caprichou nesse, a URL de redirecionamento de teste nunca vai resolver a menos que esteja ativamente escutando. Use a de produção.

E ative seu workflow

Mantive a mesma Production Get Url várias vezes, mas estou enfrentando o mesmo problema de validação repetidamente. Talvez essas capturas de tela ajudem você a me guiar melhor.

Entendido @Harsh_Deswal

Você não cola a Callback URL no Meta e pressiona Verify você mesmo com o nó WhatsApp Trigger, o n8n registra o webhook e responde o handshake de verificação do Meta para você. Fazer isso manualmente é o que continua retornando como não validado. O motivo pelo qual o envio funciona mas o trigger não é o tipo de credencial: “Send Message” é executado na credencial de chave de API (Access Token + Business Account ID), enquanto o trigger precisa de uma credencial OAuth2 (Client ID é seu App ID, Client Secret é seu App Secret) para executar essa verificação. Abra o nó WhatsApp Trigger, defina-o como uma credencial OAuth2 construída a partir do seu App ID e App Secret, e deixe o n8n fazer o handshake com o Meta em vez da verificação manual.

Sou um iniciante com Meta Registers. Meu Hii message é registrado quando envio para o número de teste, mas não está sendo enviado para n8n para que n8n possa responder.

Acho que @Harsh_Deswal o número de teste é o problema aqui, muitas vezes ele não vai enviar mensagens recebidas para o trigger até você abrir a janela de mensagens do seu lado. Envie uma mensagem WhatsApp do seu próprio número pessoal para o número de teste primeiro, depois deixe o n8n responder, e a Meta começará a encaminhar as mensagens recebidas para seu workflow. Se ainda assim não chegar no número de teste do sandbox, adicione e verifique seu próprio número de telefone comercial, o número de teste temporário é pouco confiável para entrega de mensagens recebidas.
Veja isto:

O mesmo problema que enfrentei algumas semanas atrás, então entendo a frustração aqui.
O que está realmente acontecendo: quando você cola a URL de callback no Meta e clica em Verificar, está fazendo o handshake manualmente. Mas o nó WhatsApp Trigger no n8n deveria lidar com essa verificação por conta própria — ele registra o webhook e responde automaticamente ao desafio do Meta. Então a tentativa de verificação manual está basicamente entrando em conflito com o que o n8n já está tentando fazer nos bastidores.
A coisa mais importante a verificar é suas credenciais. “Send Message” funciona porque precisa apenas da credencial do tipo chave API, Access Token mais Business Account ID. Mas o nó Trigger precisa de uma credencial OAuth2 construída a partir do seu App ID (que é seu Client ID) e App Secret (Client Secret). Se o Trigger ainda está com o tipo de credencial errado, essa é quase certamente a razão pela qual o handshake continua falhando mesmo que enviar mensagens funcione perfeitamente.
Também vale a pena verificar novamente — apenas uma URL de webhook pode ser registrada por aplicativo por vez. Se você esteve alternando entre URLs de Teste e Produção enquanto tentava validar, a última URL colada substitui o registro anterior, então ficar alternando entre elas continua redefinindo o estado. Escolha uma URL, certifique-se de que o fluxo de trabalho está publicado e ativo se for a URL de Produção, e não a toque enquanto valida.
Uma vez que o tipo de credencial está corrigido e apenas uma URL está registrada, tente a etapa de verificação novamente. Essa combinação geralmente é o que resolve.