Alinhando respostas do servidor MCP de documentação n8n para uma versão específica de n8n

Oi pessoal,

Tenho utilizado o servidor MCP de documentação do n8n (https://docs.n8n.io/~gitbook/mcp) com uma ferramenta de IA para me ajudar a construir e trabalhar com fluxos de trabalho.

Existe uma forma de restringir ou alinhar as respostas de documentação do servidor docs MCP para corresponder à minha versão específica instalada do n8n?

O servidor docs MCP parece servir a documentação publicada mais recente, mas gerencio vários servidores e um pode estar executando uma versão mais antiga e quero ter certeza de que as informações retornadas são relevantes à minha configuração — por exemplo, evitando sugestões de recursos que ainda não existem na minha versão.

Especificamente, gostaria de saber:

O servidor docs MCP oferece suporte a algum parâmetro de filtragem de versão (como o comportamento do Context7)?

Se não, existe uma solução recomendada para garantir documentação alinhada à versão ao usar o servidor MCP com uma ferramenta de IA? llm.txt com versões acessíveis?

Se não, isso está no roteiro?

Qualquer orientação da equipe ou da comunidade seria muito apreciada!

Obrigado

Não. O servidor MCP fornecido via endpoint ~gitbook/mcp é uma implementação genérica no nível do site GitBook. Ele foi projetado para indexar e servir o conteúdo atualmente publicado do site de documentação.

Como a documentação oficial do n8n em docs.n8n.io hospeda principalmente a versão estável mais recente, o servidor MCP simplesmente reflete esse estado. Ele não possui um parâmetro para “voltar” o contexto da documentação para uma versão anterior do n8n.

Indique sua versão no prompt do sistema ou no início de sua conversa. Exemplo: “Estou trabalhando em uma instância do n8n executando a versão v1.x. Por favor, garanta que todas as sugestões de workflow e parâmetros de nó sejam compatíveis com esta versão e evite recursos introduzidos na v2.x.”

Oi! Ótima pergunta – a resposta curta é não, o servidor MCP de docs do n8n não suporta filtragem de versão atualmente. Ele serve apenas os docs mais recentes.

Obrigado. Talvez um bom pedido de funcionalidade. Não apenas para o Doc MCP, mas também para o documento llm.txt pelo menos. Pelo menos para versões principais, considerando a quantidade de lançamentos que o n8n tem.

Oi, como parte do time de docs do n8n, só queria agradecer seu feedback e por destacar essa necessidade.

Docs versionadas são algo em que pensamos muito. É complicado porque muitas vezes as diferenças de versionamento não estão apenas no nível da página, mas dentro de uma página (por exemplo, um node ou feature pode existir desde v2.0, mas um parâmetro ou opção específica desse node/feature foi adicionada apenas em v2.32 — a nota “desde” fica em um parágrafo ou linha de tabela, não na página toda). Essa granularidade é exatamente o que torna isso mais difícil de resolver do que um simples seletor de versão.

Dito isso, esse é um feedback genuinamente útil e continuaremos analisando diferentes possibilidades. Enquanto isso, o workaround mais confiável é explicitar sua versão do n8n no seu prompt (por exemplo, “estou na v1.x, evite qualquer coisa introduzida depois disso”) — não vai pegar cada ressalva inline, mas reduz significativamente as sugestões de features que você ainda não tem.