É seguro fazer self-hosting do n8n no Google Cloud para automação relacionada à saúde/HIPAA?

Oi a todos,

Estou planejando usar n8n auto-hospedado no Google Cloud Platform para fluxos de trabalho de automação em saúde, e gostaria de entender se essa configuração pode ser suficientemente segura para clientes de saúde, especialmente quando dados relacionados a HIPAA podem estar envolvidos.

A configuração planejada é:

• n8n auto-hospedado em uma VM do Google Cloud

• Implantação baseada em Docker

• Domínio customizado conectado à VM

• HTTPS/SSL ativado

• Acesso restrito apenas a usuários autorizados

• Fluxos de trabalho podem se conectar a ferramentas de saúde, formulários, CRMs, EHRs, plataformas de email/SMS ou bancos de dados internos

Minhas principais dúvidas são:

1. O n8n auto-hospedado no GCP pode ser considerado seguro para uso em saúde se configurado adequadamente?

2. Quais medidas de segurança são absolutamente necessárias antes de lidar com qualquer PHI/dados de saúde?

3. Um BAA do GCP é necessário, e há serviços/configurações específicas do GCP que devo evitar ou ativar?

4. O que deve ser feito no nível do n8n para segurança, como chaves de criptografia, acesso de usuários, credenciais, logs, backups e proteção de webhook?

5. Existem riscos conhecidos ao usar n8n para fluxos de trabalho de saúde, mesmo quando auto-hospedado?

6. Você recomendaria usar n8n para fluxos de trabalho sensíveis a HIPAA, ou apenas para automações operacionais não-PHI?

Oi @access_LNU, bem-vindo!
Eu recomendaria muito optar pelo N8N Cloud, pois esse tipo de segurança é necessário para operar, já que o N8N Cloud é gerenciado pela empresa, então eles já têm tudo em termos de segurança.

bem vindo a comunidade n8n @access_LNU
tem muita coisa de segurança envolvida nessa questão, meu amigo. não é uma resposta fácil.
Eu teria bastante cuidado em tratar qualquer ferramenta de automação como “HIPAA ready” por padrão. O n8n self-hosted no GCP pode ser seguro, mas nesse cenário a responsabilidade de compliance praticamente passa a ser sua, incluindo hardening da VM, isolamento de rede, criptografia, retenção de logs, backups, controle de acesso e validação de cada integração externa.

Ei @Anshul_Namdev,

Eu realmente apreciei. mas agora estamos construindo tudo em torno do Google Workspace e a automação vai desempenhar um papel importante.

O motivo de hospedar na nuvem é que queremos reduzir o custo máximo. comprar enterprise adicionaria um custo adicional. já assinamos o BAA com eles, o que significa que já estamos protegidos na parte da nuvem. Eu só quero ter certeza de que ao hospedar o N8N não haverá vazamento de dados para o servidor N8N, sim ou não? ou se há algo que precisamos atualizar no N8N auto-hospedado?

Todas as ferramentas de integração que estamos usando estão em conformidade com HIPAA, a única coisa que falta no momento é N8N e queremos hospedá-la na nuvem onde já assinamos BAA com eles

Os servidores N8N são altamente seguros. E você não precisa obter a licença empresarial para isso, existem 3 planos que não exigem nada assim

Para melhores práticas, isso pode ajudar:

então para apoiar a sua estruturação, recomendo avaliar nestas documentações, pq tudo vai depender da segurança e do suporte técnico que existe na empresa que trabalha para o self hosted.

[GCP HIPAA BAA | Google Cloud](https://cloud.google.com/terms/hipaa-baa]