Sou um consultor de gestão que oferece suporte e aproveita análises em projetos de clientes.
Para as análises, planejo usar fluxos de trabalho do n8n:
n8n não fica exposto aos usuários finais como editor ou construtor de fluxos de trabalho.
n8n funciona apenas em segundo plano.
O usuário não pode acessar a interface do n8n e não pode modificar fluxos de trabalho.
Pretendo usar n8n como parte de um serviço de consultoria pago entregue aos clientes — os fluxos de trabalho são propriedade intelectual da minha empresa.
Poderia, por favor, esclarecer:
Este tipo de caso de uso se enquadraria na Licença de Uso Sustentável?
Seria necessário um contrato comercial separado ou uma licença paga?
Isso seria considerado uso apenas de backend, ou se enquadraria em OEM?
O documento de suporte menciona que a licença permite ‘Fornecer serviços de consultoria relacionados ao n8n, por exemplo construir fluxos de trabalho, recursos personalizados intimamente conectados ao n8n, ou código que seja executado pelo n8n.’ Entrei em contato com o time de licenças, mas não recebi resposta.
Por isso, gostaria de saber a opinião da comunidade sobre esta situação.
bem vindo à comunidade n8n @RajaMukherjea
segue docs que podem te apoiar no entendimento, me parece um caso de consultoria mas dá para entender o questionamento por ter uma área cinzenta no meio do caminho e somente o time n8n pode responder. Se mesmo assim as dúvidas persistirem, recomendo entrar em contato com a equipe responsável através do email license@n8n.io
Obrigado pelo link, muito útil para pessoas que estão começando a construir contratos como eu. Isso significa que nosso cliente precisa se inscrever no n8n e nós apenas construiremos os workflows a partir do workspace deles? Como faço para proteger meu workflow?
@SevvyR a recomendação e minha opinião pessoal é ter uma nova instância do n8n por cliente, e você será o provedor de serviços que constrói na instância deles, e isso vai construir uma boa relação, já que as credenciais do cliente estão todas seguras do lado deles, e você terá apenas um backup dos fluxos e documentação do que você construiu na instância deles. A questão que surge é como você pode proteger seus fluxos? Para ser honesto, pela segurança do seu trabalho, ter uma boa cláusula contratual será uma boa opção em vez de regular o lado do n8n.
@SevvyR Isso depende muito da escala do projeto. Eu recomendaria, se o projeto for de pequeno a médio porte, considerar cobrar do cliente uma retainer, dependendo de como ele quer que o projeto seja conduzido, como credenciais, serviços de API externa e coisas assim. Não acho que o n8n tenha um schema para contratos recomendados, mas novamente, depende do tipo de projeto. Se um projeto está começando, então 3-4 meses de retainer, desde que esteja no escopo uma vez que saia do escopo, será contado como manutenção, e a cobrança será diferente. É por isso que eu disse para fazer seu contrato com muito cuidado, pois será sua prova legal para a duração do projeto.